Fatos marcantes do exorcismo na História

A História da humanidade é marcada por fatos assustadores de exorcismo ao redor do mundo

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/10/2016 às 18:14
Atualizado às 18:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Relatos históricos que comprovam que a esconjuração do coisa ruim já acontecia muito antes do surgimento das religiões católica e evangélicas – mais conhecidas por praticarem a cerimônia. Aliás, outras religiões e doutrinas também possuem rituais que podem ser considerados algo parecido com o que o imaginário popular considera como exorcismos, sabia?
Confira os principais fatos sobre exorcismo no decorrer da história da humanidade:

4 mil a.C.
Registro de manuais para exorcismo na Mesopotâmia.

Antes de Cristo
Passagens simbólicas da ação do demônio no Antigo Testamento. Exorcismo medicinal é mencionado nos textos sagrados hindus.

Depois de Cristo
No Novo Testamento, há 37 citações de exorcismo, alguns realizados pelo próprio Jesus.

historia-exorcismo

Foto: Shutterstock Images

Séculos 2 e 3
Primeiro relato de exorcismo na Europa. O Concílio de Laodiceia exige que os exorcistas só atuem com a permissão dos bispos.

Século 4
Criação de uma ordem de clérigos especializada em exorcizar espíritos malignos em Roma. Publicada a primeira instrução oficial pela Igreja Católica sobre como realizar o ritual.

Séculos 14 a 17
Intensificação da luta da Igreja Católica contra o mal. Elaboração do Rituale Romanum, livro litúrgico católico com o ritual de exorcismo.

Século 18
Primeiro registro de exorcismo no Brasil. Um frade que vivia em Salvador, na Bahia, chamado Luís de Nazaré, costumava exorcizar pessoas que se diziam atormentadas ou doentes.

Século 20
Crescimento das igrejas pentecostais e neopentecostais. Lançamento do filme O Exorcista. Atualização do Ritual de Exorcismo e Outras Súplicas, da Igreja Católica.

LEIA MAIS

Texto: Natália Negretti