ENTRETENIMENTO

Fatos curiosos sobre o fundo do mar

Cadeias de montanhas, o maior invertebrado do mundo e muitos tesouros. O fundo do mar guarda surpresas incríveis. Conheça essas curiosidades e muito mais!

None
IMAGEM: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 11:07
Atualizado às 18:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar da profundidade, o que sabemos sobre a vida marinha ainda é bem raso. Descubracomo funciona a vida no fundo do mar.

fundo-do-mar-com-peixes-e-um-menino

IMAGEM: Shutterstock.com

Milhões de espécies

No oceano, existem entre 10 e 30 milhões de espécies marinhas desconhecidas. Nas águas congelantes da Antártida existem aranhas e vermes gigantescos. É no fundo do mar que temos o o maior invertebrado do mundo: a lula-gigante, com 18 metros e 900 quilos. Ela vive a 1.000 metros de profundidade e foi encontrada apenas uma vez com vida.

Veja também
Os animais são inteligentes?
Mamíferos: 3 fatos que você não sabia sobre eles
Conheça o Projeto TAMAR

Imensidão azul

O lugar mais fundo fica no Oceano Pacífico e tem quase 11 mil metros de profundidade (cerca de 6.241 homens empilhados). O oceano profundo é uma região que ocupa 85% dos mares. É frio, escuro, com muita pressão, pouco alimento e visibilidade zero. Isso porque a luz do sol só consegue penetrar até 30 metros na água. O fato contribui para que as águas submarinas sejam extremamente geladas, com temperaturas entre 0 e 4°C.

barco-no-fundo-do-mar

IMAGEM: Shutterstock.com

Montanhas e vulcões

O fundo do mar tem mais vulcões ativos do que toda a superfície terrestre e a maior cadeia de montanhas do mundo. A Cordilheira do Meio dos Oceanos tem 65 mil quilômetros de extensão e mais de 3 mil metros de altura. Também conta com a interferência do homem: só na costa brasileira, estima-se que existam 11 mil embarcações naufragadas. Haja tesouro!

Texto: Bárbara Morasco/Colaboradora. Revisão: Michelle Albuquerque