Conheça as fases da sexualidade segundo Freud

A sexualidade humana foi um dos vários campos estudados por Freud. Veja as 5 fases de manifestações sexuais segundo o pai da psicanálise

- FOTO: iStock.com/Getty Images e Shutterstock.com

A sexualidade humana se desenvolve ao longo da vida, que tem sua plenitude na fase adulta. Até lá, as manifestações sexuais ocorrem dentro de uma certa ordem por meio de cinco estágios, como identificou o pai da psicanálise Sigmund Freud. A atividade sexual, que tem lugar numa determinada zona erógena, é abandonada para deslocar-se para outra região do corpo. Esta mudança numa ordem determinada é definida como manifestação de desenvolvimento.

sexualidade homem mulher segurando maca

FOTO: iStock.com/Getty Images e Shutterstock.com

1. Fase oral

Até 1 ano de idade, os primeiros momento de prazer são vivenciados pela boca e pelos lábios. Isso porque, ao entrar em contato com o seio materno, ela sacia sua fome. Ou seja, além da sensação agradável do toque, um instinto de sobrevivência é aliviado. Isso explica por que elas costumam levar à boca tudo o que encontram.

2. Fase anal

Essa fase da sexualidade se manifesta entre 1 e 3 anos de idade. Nela, a criança começa a obter controle de seu esfíncter, em que ela tira proveito do ato de reter as fezes para, em seguida, desfrutar de prazer e alívio quando passam pelo ânus.

3. Fase fálica

Nesta fase, que acontece geralmente entre 3 e 6 anos de idade, a libido está ligada à genitália e à micção. O desejo de manipular os órgãos sexuais e a curiosidade em diferenciar o feminino e o masculino também aparecem nesse momento.

4. Fase de latência

Entre 6 e 11 anos de idade, a libido é temporariamente direcionada para o desenvolvimento intelectual e social da criança. Os pais exercem um papel importante nesse período, já que desencorajam ou punem os impulsos sexuais.

5. Fase genital

A partir dos 11 anos, a puberdade começa a se manifestar, e os impulsos sexuais não podem mais ser reprimidos – e as transformações trazidas pela adolescência têm grande parte nisso. Além disso, a identidade infantil é deixada para trás, mas isso causa conflitos internos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência