ENTRETENIMENTO

Era Napoleônica: descubra como Napoleão Bonaparte chegou ao poder

Como se iniciou a Era Napoleônica, período em que Napoleão Bonaparte governou a França e no qual criou um extenso império e fixou seu nome na História

None
FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 18:30
Atualizado às 18:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A Era Napoleônica é o nome pelo qual ficou conhecido o período em que Napoleão Bonaparte governou a França. Marcado por batalhas épicas e conquistas territoriais que permitiram a Napoleão criar um império de quase dois milhões quilômetros de extensão, esse é um dos episódios mais marcantes e importantes da história do mundo. O imperador francês chegou ao poder no final do século XVIII – com o auxílio dos burgueses que, a partir de um golpe político, conseguiram tirar do poder o Diretório, comandado pelos jacobinos – , e ali ficou por cerca de 15 anos.

SAIBA MAIS

Napoleão Bonaparte: Nostradamus previu seu governo? Saiba mais

Líder supremo

A primeira fase do governo começa em 1799, quando os girondinos – como era conhecida a classe burguesa francesa na época – derrubaram o governo jacobino – revolucionários radicais que lideraram a Revolução Francesa – com uma manobra conhecida por Golpe do 18 Brumário. Com o golpe, Napoleão chegou ao poder como primeiro cônsul da República Francesa — existiam outros dois, mas, por ser o primeiro, era ele quem mandava de fato. O governante acabou com a oposição, fortaleceu o Poder Executivo, barrou o avanço dos setores populares e consolidou a alta burguesia. E ainda deu a ele mesmo a situação de cônsul vitalício. Pouco ousado não?!

napoleão bonaparte, primeiro consul, farda verde, gola vermelha

Napoleão Bonaparte, em pintura feita na época em que era primeiro cônsul da França. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

Texto: Érika Alfaro Edição: João Paulo Fernandes