Connect with us

O que você está procurando?

Elisabeth I reinou na Inglaterra nos tempos da Era de Ouro, desenvolveu a economia e a cultura, além de tornar sua nação a soberana dos mares. Saiba mais!
- FOTO: Wikimedia Commons

Elisabeth I, a rainha que fez da Inglaterra uma potência mundial

Elisabeth I reinou na Inglaterra nos tempos da Era de Ouro, desenvolveu a economia e a cultura, além de tornar sua nação a soberana dos mares. Saiba mais!

No reinado de Elisabeth I, a Inglaterra se tornou a maior potência econômica, política e cultural da Europa, tornando o período conhecido como a “Era de Ouro” inglesa. A rainha foi responsável pelo governo mais benéfico da Dinastia Tudor, que imperava na época. Antes de morrer, ainda viu seu país conquistar a alcunha de Rainhas dos Mares, que antes era dominada pela Espanha.

rainha Elisabeth I inglaterra

FOTO: Wikimedia Commons

A monarca consolidou a Igreja inglesa que ajudou a criar e sustentar uma identidade nacional que está presente até os dias atuais. Historiadores também apontam seu reinado como o mais próspero para a literatura e para as artes em geral, favorecendo o surgimento de grandes estudiosos, dentre eles, William Shakespeare.

A trajetória de Elisabeth

Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Isabel I nasceu em 1533 e tornou-se Elisabeth I, rainha da Inglaterra. Também ficou conhecida como “A Rainha Virgem”, “Gloriana” ou “Boa Rainha Bess”. Depois da execução de sua mãe (saiba mais clicando aqui), Isabel foi declarada bastarda e viveu isoladamente. Anos depois, com a morte de sua meia-irmã, Maria Tudor, Isabel I foi reconhecida como herdeira e assumiu o trono, em 1558.

os pais da rinha Elisabeth I ana bolena henrique VIII

FOTO: Ana Bolena, mãe de Elisabeth I (FOTO: Wikimedia Commons)/ Henrique VIII, pai da rainha (FOTO: Joos van Cleve/Wikimedia Commons)

 

Como rainha, combateu Felipe II da Espanha, que impedia a expansão inglesa. Ela também introduziu oficialmente o Anglicanismo e liberou definitivamente o Protestantismo na Inglaterra. Foi responsável por desenvolver o comércio e a indústria, além de apoiar o renascimento das artes.

Apesar de suas ligações com vários nobres, a rainha nunca se casou e, portanto, não deixou herdeiros. Entretanto, pouco antes de morrer, em 1603, reconheceu como sucessor do trono inglês Jaime VI, da Escócia, filho de Maria Stuart – sua prima e rival, a qual havia mandado decapitar 16 anos antes.

SAIBA MAIS

A rainha da Inglaterra Isabel da França lutou pela libertação do país

Marie Curie: a primeira mulher da história a ganhar o prêmio Nobel

Feminismo: uma trajetória de lutas pela igualdade entre os gêneros

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Érika Alfaro

 

Advertisement

Entretenimento

Conheça Isabel de Castela, a mulher que junto ao seu marido Fernando, ajudou nas viagens de descobrimento realizadas por Cristóvão Colombo e muito mais!

Entretenimento

Aqualtune, filha do rei do Congo e avó do Zumbi dos Palmares, lutou bravamente e tornou-se ícone de força e liderança na luta pela liberdade negra

Entretenimento

Basta escurecer ou as luzes do quarto, da sala ou de qualquer outro local serem apagadas para que a pessoa que sofre de nictofobia entre em pânico

Entretenimento

Maria de Nazaré, mais conhecida como mãe de Jesus, segundo relatos bíblicos, foi fruto de um milagre, já que seus pais eram estéreis

Entretenimento

As personagens que já assumiram a identidade de Batgirl e a incrível história de Barbara Gordan, a mais famosa Mulher-Mocego

Entretenimento

Conheça um pouco da história da Mulher-Aranha, a heroína mais sensual dos quadrinhos que, mesmo criada às pressas, não deixa nada a desejar!

Casa & Decor

Uma boa opção para transformar um ambiente é investir nas paredes decoradas com objetos personalizados, modernos e estilosos

Entretenimento

Depois de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, Maria Madalena é considerada a mulher que foi mais próxima do Cristo, sendo retratada inclusive como sua amante