Eleições 2016: entenda qual é o papel de um prefeito

As eleições de 2016 começarão no primeiro domingo do mês de outubro, dia 2. Nessa eleição, serão escolhidos os cargos de prefeito e vereador dos municípios

None
FOTO: Marri Nogueira/Agência Senado

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 15:52
Atualizado às 18:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As eleições de 2016 começarão no primeiro domingo do mês de outubro, dia 2. Nessa eleição, serão escolhidos os prefeitos e vereadores de todos os municípios do país. Para votar, é preciso levar um documento oficial com foto. Caso seja necessário justificar, deve-se comparecer a qualquer local de votação entre as 8h e 17h e apresentar a justificativa, tendo em mãos o título de eleitor e um documento oficial com foto. O segundo turno só acontecerá nas cidades com mais de 200 mil habitantes e será realizado no dia 30 de outubro, caso nenhum candidato a prefeito atinja maioria absoluta (50% dos votos mais um).

Eleições 2016, conheça o papel de um prefeito

FOTO: Marri Nogueira/Agência Senado

O poder governamental é divido entre as esferas legislativa, executiva e judiciária, nos âmbitos federais, estaduais e municipais. No ano de 2016, serão escolhidos os cargos do poder executivo municipal (prefeito) e do poder legislativo da cidade (vereadores). Para ter certeza na hora de fazer a escolha, é muito importante conhecer suas atribuições. Nesta matéria, o Portal Alto Astral traz as responsabilidades do prefeito na administração pública.

O prefeito é o cargo mais alto do poder executivo nos municípios, sua função é administrar os serviços públicos da cidade. Ele deve gerenciar os recursos arrecadados por impostos e os repasses da união e governo do estado, aplicando-os na manutenção e eficiência dos serviços públicos. Além disso, é responsabilidade do prefeito dialogar com contato externos para obter benefícios para a cidade e é capaz de revogar ou sancionar os projetos de lei aprovados pela Câmara.

SAIBA MAIS

Eleições 2016: conheça as funções do vereador na administração pública

Eleições 2016: você sabe o que é o quociente eleitoral e partidário?

Texto: Angelo Matilha Cherubini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.