Qual foi o destino de Barnabé, o apóstolo de Jesus?

Depois da morte de Jesus Cristo, o que aconteceu com seus apóstolos? Conheça o destino de Barnabé, que não foi dos melhores

None
Quadro "Barnabé", de Paolo Veronese (FOTO: Reprodução)

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 06:00
Atualizado às 18:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você se lembra de Barnabé, apóstolo de Cristo e um dos primeiros citados no Novo Testamento? Seu nome, na verdade, era José. Mas o cristão, nascido em Chipre, passou a se chamar Barnabé – que significa “filho da exortação, consolação ou filho do profeta” – depois que vendeu todos os seus bens e propriedades e concedeu o valor arrecadado aos apóstolos.

Tido como santo pela Igreja Católica e Ortodoxa, foi apóstolo junto com Paulo e dedicou-se a jornadas missionárias. No entanto, depois de Jesus, seu destino não foi dos melhores: Barnabé morreu apedrejado.

sao barnabe apostolo jesus

Quadro “Barnabé”, de Paolo Veronese (FOTO: Reprodução)

O discurso para a multidão

“E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando, e dizendo:

‘Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos. E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações’. E, dizendo isto, com dificuldade, impediram que as multidões lhes sacrificassem” (Atos 14:13-18)

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro