Descubra como funciona o cinema 3D

Atualmente, a maioria dos blockbusters são lançados em 3D, mas você sabe como essas projeções são feitas? Descubra como funciona o cinema 3D!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 09:34
Atualizado às 17:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Atualmente, a maioria dos blockbusters são lançados em 3D, mas você sabe como essas projeções são feitas? Descubra como funciona o cinema 3D:

Como funciona o cinema 3D?

O que é cinema 3D?

São filmes com imagens em três dimensões: altura, largura e profundidade. Essa última faz com que as imagens ganhem sombras e fiquem parecendo reais. Com isso, os objetos se movem na nossa direção e os personagens parecem saltar da tela.

Como é a projeção?

A tela 3D exibe duas imagens que são gravadas com ângulos diferentes. Uma versão é projetada para o olho direito e outra, para o esquerdo. Para ver esses filmes, é preciso usar um óculos tridimensional que substitui nossa visão binocular.

Como funciona o cinema 3D?

O que é visão binocular?

É o que nos permite perceber se um objeto está perto ou longe. Nossos olhos são separados por poucos centímetros que fazem com que cada olho veja o mundo de um modo desigual. A visão binocular combina no cérebro as imagens diferentes de cada olho, nos dando a noção de distância.

Como funcionam os óculos 3D?

Eles têm lentes especiais que polarizam a luz e ajustam as imagens de forma diferente para cada olho. Essa tecnologia permite a visualização de todas as cores, o que não acontece com aqueles óculos que só têm uma lente vermelha e outra azul ou verde.

Texto: Bárbara Morasco/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Teste: você sabe tudo sobre super-heróis do cinema?
3 coisas que você não sabia sobre cinema
Relembre quem são os vilões mais famosos do cinema!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.