No dia 26 de setembro de 2006, o choque ocorrido entre o Boeing 737-800 da Gol e o jato Legacy 600 da Embraer derrubou a primeira aeronave, causando a morte de todos os seus 154 passageiros, incluindo a tripulação. Tal acidente expôs diversas falhas na aviação brasileira e obrigou os órgãos responsáveis a adotarem mudanças no que diz respeito à segurança dos voos. Entenda o que efetivamente mudou em nosso sistema aéreo, depois de 10 anos da tragédia.
Mudanças
Após o desastre da Gol, que ficou conhecido como o terceiro pior da aviação brasileira, algumas medidas que visavam melhorar a segurança do tráfego aéreo foram implementadas pela Aeronáutica, como a disponibilização de cursos de inglês para os controladores que atuam diretamente com voos internacionais; a inclusão de alerta sonoro e visual nos radares dos centros de controle de tráfego em caso de desligamento do transponder – aparelho que reponde automaticamente aos sinais de radiofrequência emitidos através de radares para identificação de aeronaves que estejam se aproximando – de algum avião; e a realização de testes para implantar, até 2020, um sistema de comunicação entre controle e aeronaves por meio de dados, ao contrário do que é utilizado atualmente, que é através de voz.
Justiça
Em maio de 2007, quatro controladores de voo e os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram denunciados por atentado contra a segurança de transporte aéreo, e no mês seguinte, uma ação penal militar foi instaurada para apurar a responsabilidade de mais um controlador que estava em exercício no dia do acidente. No final de 2008, os pilotos foram absolvidos pela Justiça Federal da acusação de negligência, mas continuaram respondendo por atentado contra a segurança do voo. No começo de 2010, no entanto, a Justiça anulou a absolvição dos pilotos do Legacy e ordenou o reinício do julgamento que, em maio de 2011, condenou apenas um dos controladores a prestação de serviços comunitários e proibição temporária do exercício da profissão e os pilotos a quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto, com pena a ser cumprida nos Estados Unidos. Em 2012, a pena foi alterada mais uma vez, sendo reduzida a três anos, um mês e dez dias, em regime aberto, e com a opção de cumprirem a pena tanto no Brasil quanto em território norte-americano.
LEIA TAMBÉM
- Choque entre boeing da GOL e jato Legacy completa 10 anos hoje
- Entenda como aconteceu o acidente entre o boeing da Gol e o jato Legacy
Texto: Da redação