Curiosidades sobre os terremotos

Fenômenos de destruição em massa que já causaram desastres em muitas partes do mundo, os terremotos são muito perigosos. Mas você sabe como eles funcionam?

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 08:57
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fenômenos de destruição em massa que já causaram desastres em muitas partes do mundo, os terremotos são extremamente perigosos. Mas você sabe como eles funcionam? Confira as curiosidades sobre os terremotos:

Curiosidades sobre os terremotos

O que é um terremoto?

É um movimento brusco da Terra, causado pela liberação de energia acumulada durante muito tempo. A crosta terrestre é formada de placas tectônicas que se deslocam lentamente, em um processo que dura milhões de anos. Em alguns casos, essas placas colidem entre si e ficam uma em cima da outra, gerando uma grande tensão, que quando se libera origina o terremoto.

Quais são os danos que pode causar?

Um terremoto pode causar efeitos muito destrutivos sobre a superfície terrestre. É capaz de desviar rios e riachos, provocar rachaduras no solo e de desencadear avalanches e grandes deslizamentos de terra.

É possível prevê-los?

Embora os cientistas tenham conseguido prever alguns terremotos, até agora não foi possível encontrar um método efetivo para aplicar a todos os casos.

Curiosidades sobre os terremotos

O que é foco ou epicentro?

É o ponto, nas profundezas da Terra, de onde a energia de um terremoto é liberada. Existem três tipos: superficial (até 70 km), intermediário (entre 70 e 300 km) e profundo (além de 300 km).

Por que ocorrem os maremotos ou tsunamis?

Podem ser causados por terremotos, vulcões ou derrubamentos submarinos, e também pela queda de meteoritos no mar. O movimento brusco da água, partindo das profundezas, gera um efeito parecido com o movimento de um chicote em direção à superfície, produzindo ondas enormes.

Veja também
3 coisas que você não sabia sobre os vulcões
4 fatos que você não sabia sobre a Antártida
3 coisas que você não sabia sobre astronautas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER