ENTRETENIMENTO

Curiosidades olímpicas: Os Jogos de St. Louis 1904

As Olimpíadas de 1904 foram realizadas em St. Louis, nos Estados Unidos. Participaram 651 atletas (645 homens e 6 mulheres) de 12 países.

None
Largada de uma corrida nas Olimpíadas de St. Louis 1904

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 12:00
Atualizado às 17:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A terceira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em St. Louis, nos Estados Unidos. Participaram 651 atletas (645 homens e 6 mulheres) de apenas 12 países. Foram disputadas 91 provas de 17 modalidades, nas quais caíram oito recordes olímpicos e três mundiais.

Largada de uma corrida nas Olimpíadas de St. Louis 1904

Largada de uma corrida nas Olimpíadas de St. Louis 1904

Fraude fracassada

Um dos fatos mais inusitados de toda a história olímpica aconteceu na disputa da maratona em Saint Louis. O “vencedor” da prova, Fred Lorz, após correr o trecho inicial e quase cair exausto, foi socorrido por seu empresário que o colocou em seu carro. Recuperado, resolveu voltar e correu o trecho final, entrando como herói no estádio. No entanto, foi denunciado por um espectador, reconheceu a fraude e acabou banido do esporte. O verdadeiro vencedor foi o também americano Thomas Hicks.

Um francês por Chicago

Ainda na maratona, o segundo lugar ficou com Louis Albert Corey, que apesar da nacionalidade francesa correu representando a cidade de Chicago (não os EUA!)..

Constrangimento histórico

Paralelamente às Olimpíadas, os americanos organizaram provas que chamaram de “Jogos Antropológicos”. Estes, eram disputados por representantes de etnias consideradas “exóticas”, a maioria, participantes da Feira Mundial. Felizmente, uma ideia que ficou restrita às Olimpíadas de St. Louis.

África: inclusão duvidosa

Os Jogos de St. Louis também marcaram a estréia da África em olimpíadas. A honra de serem os primeiros africanos a disputarem uma prova olímpica (a maratona) coube aos sul-africanos Lentauw e Yamasani, da tribo sul-africana Kaffir. Não que o esporte estivesse se desenvolvendo no continente, mas sim por uma coincidência, de certo modo, triste. Os dois sequer eram atletas e estavam em Chicago como representantes tribais da Guerra dos Boers.

A estréia do pódio tríplice

Nas Olimpíadas de St. Louis 1904, pela primeira vez na história, foram distribuídas medalhas distintas de ouro, prata e bronze, para os vencedores. Nas duas edições anteriores, as medalhas eram iguais para todos.