Mito ou verdade? Conheça as crendices populares bizarras!

Manga com leite faz mal? Chiclete gruda as tripas? Beber água gelada em jejum emagrece? Saiba já se essas e outras crendices populares são mito ou verdade

None
Foto: Divulgação/MegaCurioso

por Vítor Ferreira
Publicado em 21/10/2016 às 11:15
Atualizado às 18:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todos nós já ouvimos aquelas superstições de Avó que nos deixam com um pé atrás antes de fazer qualquer coisa. Seus remédios e métodos naturais para curar algum mal ou afastar vibrações negativas. Crendices bizarras que de tanto ouvirmos e serem transmitidas de boca em boca, acabaram ficando enraizadas na nossa cultura.

Afinal, quem nunca ouviu que urinar na pele alivia queimadura de água-viva? Ou que se engolir chiclete pode grudar as tripas? E ainda aquele famoso mistério se “ingerir manga com leite faz mal?”.

mangacomleite

Foto: Divulgação/MegaCurioso

Muitos deles já foram analisados e seus efeitos descartados pela ciência, porém ainda são utilizados por diversas pessoas que acreditam neles. Quer saber se algumas crendices são mitos ou verdades? Então dó só uma olhada no que vem a seguir:

1. Caiu no chão? Regra dos 5 segundos!

regra5segundos

Foto: Divulgação

Quem nunca deixou cair aquele parte de alguma comida gostosa no chão e usou aregra dos cinco segundo que atire a primeira pedra! Você sai correndo para pegar aquele pedaço de chocolate que escorregou da sua mão, dá uma assoprada (como se assim retirasse todas as bactérias) e joga para dentro da boca. Bom, esse princípio, infelizmente, é um MITO! Na verdade, todos nós temos consciência de que os germes estão espalhados por todos os lugares. Assim, eles não demoram nem 1 segundo para subir no alimento, pois já estão no local da queda.

2. Urinar na região da queimadura de água-viva alivia a dor

Essa é uma superstição e um MITO bem conhecido pelos brasileiros, já que por sermos uma terra de temperaturas tropicais, estamos constantemente nos dirigindo até uma praia próxima, para nos refrescarmos na água do mar. 

A queimadura provocada por esse animal é proveniente do ataque de pequenas células presente nos seus tentáculos, que em contato com a pele humana libera algumas toxinas. Devido a acidez da urina, acreditava-se que ela removeria as substâncias nocivas e aliviaria a dor. Na verdade, o xixi não tem o teor necessário para tanto e o ideal para solucionar o problema é consultar um médico ou bombeiro, e lavar o local com a própria água do mar ou com vinagre. 

3. Engolir chiclete gruda as tripas e fica 7 anos no organismo

chiclete

Foto: Divulgação

Pensamento que assustava e assusta muita gente até hoje em dia. Afinal, ninguém quer que um simples chiclete faça um estrago no organismo. Mas não se preocupe, tudo isso é um MITO. A goma é feita de três componentes essenciais: aromatizantes, adoçantes e amaciantes, substâncias que o nosso corpo consegue destruir. Óbvio que ele pode ficar algum tempo no nosso estômago, como qualquer outro alimento, mas jamais anos. Assim como o restante das comidas, depois de ser considerada inútil pelo nosso sistema digestivo, o chiclete é expelido naturalmente nas fezes.

4. Comer manga com leite faz mal!

Não tem nada disso! Pode aproveitar essa mistura sem medo algum! Ou seja, fuja desse MITO! A verdade é que essa crendice é bem antiga, que acompanha o Brasil desde a sua colonização. Antigamente, o leite era um produto bastante caro, e como os senhores de engenho não queriam que seus escravos o consumissem, assim como as mangas que eram plantadas nas suas propriedades, acabaram inventando essa bizarrice.

5. Entrar na piscina depois de comer causa indigestão

indigestao

Foto: Divulgação

Essa sim é uma crendice VERDADEIRA! Os avisos que sua mãe ou avó te davam tinham sim um fundamento, por isso, é bom ouvir o conselho dos mais velhos. O nosso organismo, quando ingerimos algum alimento, faz com que a circulação sanguínea no aparelho digestivo fique mais intensa. Assim, ao entrarmos na piscina ou no mar, esse mesmo sangue terá que se dividir e cumprir outra função, a de manter o corpo e a pele aquecidos, ou seja, nenhuma das duas atividades será cumprida com 100% de eficácia.

Tomar longos banhos quentes ou praticar algum exercício físico também não é muito recomendável, pois dilata os vasos e leva o sangue do estômago para outras partes do corpo.

6. Vai cortar o cabelo? Depende da lua!

Você é aquela pessoa que acredita no poder da lua sobre os cabelos? Saiba que essa dúvida ainda não foi tão desvendada, afinal, somos parte da natureza, e agimos, em algumas circunstâncias, de acordo com o meio ambiente. Lua nova significa renovação e nascimento de jovens fios. Crescente, como o próprio nome já indica, faz com que os cabelos cresçam rápidos. Na cheia, seu cabelo ganhará volume. E na minguante, o crescimento será lento e desacelerado.

Embora para muitos seja considerado um mito, depende bastante da cultura de cada povo. O ideal é cortar sempre as pontinhas dos cabelos de 3 em 3 meses, isso evita que se formem pontas duplas e haja quebra.

7. Beber água em jejum emagrece

beberagua

Foto: Divulgação

Que a água é um recurso vital para o organismo do homem não é nenhum novidade. Queira ou não emagrecer, se uma pessoa deseja ter uma vida mais saudável deve ingerir ao menos 2 litros. Ela hidrata o corpo, melhora o funcionamento do intestino e deixa a pele mais sadia. Mas que um copo desse líquido gelado faz emagrecer é de uma grande ilusão. Para perder aqueles quilinhos indesejados é necessário mais do que isso, é analisar a quantidade de calorias consumidas e a execução de exercícios físicos. Então, não caia nesse MITO!

LEIA TAMBÉM