ENTRETENIMENTO

Conheça a história do filósofo Rousseau

Filósofo, teórico e compositor suíço, Rousseau perpetuou seus pensamentos através de suas obras, as quais são constantemente estudadas até os dias de hoje.

None
Ilustração de Rousseau

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 10:04
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Filósofo, teórico político, escritor e compositor suíço, Rousseau perpetuou seus pensamentos através de suas obras, as quais são constantemente estudadas até os dias de hoje. Saiba mais sobre sua trajetória e legado!

Ilustração de RousseauFOTO: Reprodução

Trajetória

Rousseau iniciou seus estudos em música e filosofia enquanto era bancado por uma amante rica. Entre suas principais teorias, está a de que as instituições corrompem o homem. Para ele, a educação do homem deveria ser de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão, sem abrir mão da liberdade e da capacidade de julgar.

Ficou muito conhecido na elite francesa da época. Em sua obra Do Contrato Social, de 1762, expõe seus ideais sobre um Estado social legítimo, próximo do interesse geral e distante da corrupção, com a soberania nas mãos do povo.

Legado

É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e precursor do romantismo. A afirmação de que “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe” é tema central de diversas discussões políticas e filosóficas até hoje.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Ramsés II, o faraó do Êxodo

Conheça a história de Buda

Conheça a história do profeta Maomé