Conheça a história de  Martinho Lutero

Monge agostiniano e teólogo alemão, Martinho Lutero foi a figura central da Reforma Protestante. Entenda como ele alterou os rumos da história!

None
Martinho Lutero

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 08:31
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Monge agostiniano e teólogo alemão, Martinho Lutero foi a figura central da Reforma Protestante. Entenda como ele alterou os rumos da história!

Martinho Lutero

Trajetória

Martin Luther, em alemão, era filho de camponeses. Na universidade, aprofundou seus estudos em filosofia. Após sobreviver à queda de um raio, entrou para a ordem dos Agostinianos como promessa a Santa Ana. Foi um religioso empenhado, mas sempre dedicado à reflexão. Durante o tempo em que atuou como professor e confessor, se deu conta de como os fiéis eram tratados como fregueses que comercializavam o perdão de seus pecados. Assim, levantou-se contra diversos dogmas do catolicismo romano, principalmente o de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio de indulgências.

Em 1517, publicou as 95 Teses, um marco na Reforma Protestante, que colocava em xeque diversos dogmas da Igreja Católica. Sua teologia desafiou os ensinamentos católicos e, recusando-se a retratar-se de seus escritos, foi excomungado da Igreja Romana e condenado como um fora da lei. Lutero defendeu que a salvação não poderia ser alcançada por meio de boas obras, mas somente pela fé em Jesus. Além disso, ignorou o papel do papa, dando credibilidade a somente o que estava escrito na Bíblia. Em seus últimos anos de vida, Lutero mostrou-se radical em suas ideias, sendo, inclusive, considerado posteriormente um antissemita.

Legado

Considerado fundador do protestantismo, Lutero influenciou a criação de diversos ramos do cristianismo que se espalharam por todo o mundo. Foi, particularmente, responsável pela reforma na Igreja Católica na Alemanha e na Escandinávia, além de seus seguidores terem fundado Igrejas Luteranas.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de William Shakespeare

Conheça a história de Galileu Galilei

Conheça a história de Leonardo da Vinci

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.