ENTRETENIMENTO

Conheça a história do físico Galileu Galilei

Galileu Galilei era um astrônomo, físico e matemático italiano que revolucionou a ciência, cuja carreira ficou marcada pelas polêmicas com a Igreja.

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 08:01
Atualizado às 17:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Galileu Galilei era um astrônomo, físico e matemático italiano que revolucionou a ciência, sendo que sua carreira ficou marcada pelas polêmicas com a Igreja. Confira mais sobre seus feitos!

Galileu Galilei era um astrônomo, físico e matemático italiano que revolucionou a ciência.

Foto: Reprodução | Montagem: Ana Paula Maldonado

Trajetória

Embora tivesse o desejo de ingressar em um monastério, o pai não lhe deu a permissão e o matriculou na Universidade de Pisa para estudar Medicina. No entanto, Galileu contrariou o desejo paterno e começou a estudar matemática. Anos depois, também abandonou o curso para dar aulas particulares em Florença, na Itália, e continuar seus estudos em matemática, mecânica e hidrostática por conta própria.

Legado

No campo da física, descreveu o movimento pendular ao balançar uma lâmpada pendurada em um fio, medindo o tempo de cada oscilação. Galileu também construiu uma luneta, pela qual fez observações da lua e descobriu os satélites do planeta Terra. Contudo, por conta da doutrina da Igreja Católica, foi perseguido pela inquisição e teve que negar publicamente suas ideias heliocêntricas de que a Terra era que rotacionava em torno do sol.

VEJA TAMBÉM

Os 10 Maiores Gênios da Humanidade

Invenções mais bizarras de todos os tempos!