ENTRETENIMENTO

Conheça a história de John Locke

Nascido em 1632, o filósofo inglês John Locke é o grande ideólogo do liberalismo. Saiba mais sobre sua trajetória e legado!

None
Ilustração de John Locke

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 10:08
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nascido em 1632, o filósofo inglês John Locke é o grande ideólogo do liberalismo. Saiba mais sobre sua trajetória e legado!
Ilustração de John LockeFOTO: Reprodução

Trajetória

Locke estudou medicina, ciências naturais e filosofia na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Seus pensamentos influenciaram a ordem da sociedade moderna, sendo referências na origem da concepção de identidade e do “eu”, como continuidade da consciência. Foi opositor do cartesianismo, sustentando que o conhecimento é determinado apenas por meio das experiências vividas, e não são inatas.

Para Locke, todos os homens tinham direito à vida, à liberdade e à prosperidade, e o governo deveria assegurar tais direitos. Caso não o fizesse, o homem tinha o direito de se revoltar contra os governantes. Também criticou o direito divino dos reis, criou a teoria do Estado liberal e o conceito de propriedade privada.

Legado

O inglês é considerado o representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Suas ideias colaboraram para derrubar o absolutismo na Inglaterra.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Confúcio

Conheça a história de Galileu Galilei

Conheça a história do profeta Maomé