ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Friedrich Nietzsche

Nascido em 1844, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi um dos maiores pensadores e críticos de seu tempo. Saiba mais sobre sua trajetória e legado.

None
Foto de Friedrich Nietzsche

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 10:35
Atualizado às 18:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nascido em 1844, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi um dos maiores pensadores e críticos de seu tempo. Saiba mais sobre seus feitos e o percurso de sua vida!

Foto de Friedrich NietzscheFOTO: Reprodução

Trajetória

Nascido em uma família protestante, Friedrich Nietzsche obteve uma bolsa de estudos; porém, seu contato precoce com a filosofia o fez se afastar da religião. Aos 25 anos, tornou-se professor universitário de filologia clássica. Teve de interromper sua carreira para atuar como enfermeiro na Guerra Franco-Prussiana e, devido a problemas de saúde, procurou morar em ambientes favoráveis para continuar a escrever suas obras. Elaborou centenas de textos críticos sobre religião, moral, cultura contemporânea, filosofia e ciência, mostrando uma preferência por metáfora, ironia e aforismo.

Legado

É uma das mais importantes referências da filosofia contemporânea, corroborando com parte da doutrina niilista. Sua frase mais conhecida (“Deus está morto”) trata da necessidade do rompimento com verdades tidas como inquestionáveis e o que aceitamos por imposição para vivermos plenamente as potencialidades humanas.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história do psiquiatra Jung

Conheça a história de Nicolau Maquiavel