ENTRETENIMENTO

Como as pessoas viviam sem papel higiênico?

Você já parou para pensar como as pessoas se viravam nos tempos em que o papel higiênico não existia? Conheça mais sobre os hábitos sanitários dos antigos

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 18:44
Atualizado às 17:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em tempos em que a tecnologia possui cada vez mais espaço em nossas vidas e muitas pessoas não conseguem passar mais do que algumas horas sem seus celulares, convidamos a uma reflexão simples: já parou pra pensar na sua vida sem o papel higiênico?

papel higiênico gif

FOTO: Reprodução

O primeiro povo a criar algo parecido foi o chinês. Mas, o produto foi comercializado pela primeira vez apenas em 1857 por Joseph C. Gayetty. Os responsáveis por difundir a ideia de ter o papel higiênico enroladinho, como fazemos hoje, veio com os irmãos Scott, em meados dos anos de 1880. No entanto, antes disso, a galera tinha que se virar!

Na Grécia Antiga, eram utilizadas pedras e argila. Já os romanos curtiam uma coisa mais comunitária: usavam um tipo de esponja molhada em água salgada presa em uma vara, que era dividida por várias pessoas! E, não se iluda, pois ainda hoje existem regiões da Índia em que o costume é limpar as partes com a mão esquerda.

esponja papel higiênico

FOTO: Shutterstock Images

Pelo jeito, a hora das necessidades básicas dos romanos não tinha nada de intimidade. Seus banheiros
comunitários consistiam em vários bancos de mármore com um furo, bem juntinhos um do outro. Quem se alivia unido, permanece unido!

SAIBA MAIS

Profissão nojo: conheça os 3 empregos mais asquerosos do mundo

As comidas mais bizarras e nojentas do mundo

Texto: Redação Edição: Érika Alfaro