ENTRETENIMENTO

Saiba como transferir seu título de eleitor

Se você mudou de cidade ou de estado, é necessário transferir o seu título de eleitor e seu local de voto, e nós explicamos para você como fazer isso.

None
Foto: José Cruz/Agência Brasil

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 12:57
Atualizado às 16:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As Eleições 2016 se aproximam, e é importante estar em dia com seus documentos! Se você mudou de cidade ou de estado, é necessário transferir o seu título de eleitor e seu local de voto. Para isso, são necessários alguns documentos, e nós explicamos para você o que é preciso para fazer sua transferência.

Requisitos

Urna Eleitoral

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para transferir seu título você precisa morar a pelo menos três meses na sua cidade, e já ter se passado pelo menos um ano da data em que você tirou seu título ou da última vez que fez uma transferência. Não é permitido solicitar através de procuração, você mesmo deve ir ao cartório eleitoral mais próximo de você.

Não é possível transferir o título pela internet, mas você pode agendar seu atendimento no serviço Título Net, preenchendo alguns dados. O prazo para transferências esse ano já acabou, novas solicitações só serão aceitas para 2017, mas se você está muito longe do seu domicílio eleitoral, é possível justificar ausência em qualquer local de voto próximo a você.

Documentos necessários

Você deve levar algum documento de identificação original. Vários são aceitos, como: RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, CNH ou passaporte. Se houve alguma mudança no seu nome, você deve comprová-la também, com a certidão de casamento ou uma sentença judicial.

Leve também um comprovante de residência, como contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros. Se você mora com seus pais ou algum outro familiar, e não tem um comprovante no seu nome, leve junto com ele um documento que comprove o parentesco.

Titulo de eleitor sendo entregue

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Dá para transferir para outro país?

Sim, os brasileiros que estão inscritos no Brasil mas residem no exterior (em lugares com representatividade brasileira) também podem pedir transferência. Para isso, é necessário apresentar os mesmo documentos citados acima na sede da embaixada ou consulado vinculado ao lugar onde você mora. Se o seu título já estava inscrito no exterior, mas você mudou de país, o procedimento de transferência é o mesmo.

LEIA TAMBÉM