Connect with us

O que você está procurando?

Descubra como se originou a lenda sobre as bruxas - esses seres fantásticos e misteriosos
- Foto: Shutterstock Images

Descubra como surgiu a lenda das bruxas

Descubra como se originou a lenda sobre as bruxas - esses seres fantásticos e misteriosos

A briga entre o bem e o mal está presente há muito tempo na história da humanidade. Com o passar do tempo, personagens surgiram para justificar acontecimentos tenebrosos. É o caso das bruxas.

Por volta do ano 500 surgiu uma crença que convenceu muita gente: os demônios seriam seres sobrenaturais que desciam dos céus e tinham relações sexuais com as mulheres, o que resultaria no nascimento de bruxas. A lenda seguiu na história moderna tão fortemente que até hoje acreditasse que bruxas são mulheres que fazem o mal.

Caça às bruxas

A partir do século 14, vendo as influências que o Renascimento estava exercendo sobre o povo, a Igreja Católica buscou aumentar sua influência na sociedade usando o combate ao demônio como principal ferramenta. Os fiéis, que sentiam na pele os efeitos da pobreza (peste negra, guerras, fome, etc) não demoraram a comprar a ideia. Textos com orientações sobre exorcismo e como identificar uma possessão chegaram a ser redigidos e publicados. Não à toa, pessoas consideradas bruxas eram queimadas em praça pública.

bruxas

Foto: Shutterstock Images

Casos de exorcismo

Em 1614, a Igreja Católica elaborou o Rituale Romanum, um livro litúrgico que continha diversos rituais católicos, incluindo do exorcismo. Ele foi usado até o final do século 20, quando houve uma revisão. Ao mesmo tempo em que a caça ao diabo se intensificou, casos de possessão também pareciam pipocar em toda parte – e das mais diversas formas. Crianças, jovens, adultos e até freiras eram apontadas como possuídas.

Manipulação

Em 1632, o convento da Ordem das Ursulinas em Loudun, na França, foi cenário de acontecimentos estranhos. Foram identificadas 27 freiras com o mal no corpo, das quais oito passaram por sessões de esconjuro. O caso ficou conhecido no país todo, até que uma das irmãs acusou um pároco pela histeria coletiva, o que resultou em sua condenação.

Muitos dos casos desta época considerados possessão são verdadeiros mistérios atualmente, já que, naquele tempo, faltava conhecimento científico para identificar doenças e distúrbios que hoje descartariam qualquer tipo de manifestação demoníaca, caso da histeria coletiva, depressão, bipolaridade, personalidade dupla, esquizofrenia e síndrome de Tourette (distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores ou vocais).

 

LEIA MAIS

 

Texto: Natália Negretti

Advertisement

Entretenimento

O elogio não deve ser dirigido apenas ao resultado, mas principalmente ao processo. Saiba como elogiar uma criança e os benefícios dessa prática!

Entretenimento

Mais do que reconhecer que sua vida precisa de mudança, é necessário agir, gerar movimento para que a revolução ocorra efetivamente

Entretenimento

Confira o que a ciência já descobriu em seus estudos sobre como aumentar e estimular a sorte. Seu pensamento tem tudo a ver com isso!

Estilo de vida

Perigo à vista: a gordura trans, além de ser prejudicial à saúde e ao funcionamento do organismo, pode estragar o seu plano de emagrecimento

Estilo de vida

"Eu começo na segunda-feira", "Não tenho tempo para exercícios". Veja frases que você diz que sabotam o seu processo de emagrecimento saudável!

Estilo de vida

Dieta e TPM não combinam, certo? Errado. Apesar dos sintomas pré-menstruais, dá para continuar firme e não perder o foco na dieta, segundo as nutricionistas

Estilo de vida

"Águas detox industrializadas possuem o mesmo efeito do que as feitas em casa?" esclareça essa e outras dúvidas sobre as bebidas!

Estilo de vida

Veja as dicas para fugir das tentações no final de semana e curtir festas, happy hours sem abusar dos alimentos pesados e sem aumentar a balança!