Entenda como funciona a vazão de águas para o Rio São Francisco

O Rio São Francisco é um dos maiores do país, com diversas barragens e hidrelétricas por toda a sua extensão. Entenda como funciona a vazão das águas

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 15:14
Atualizado às 18:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O local onde ocorreu a tragédia com o ator Domingos Montagner na última quinta (15.09) é conhecido por ser extremamente perigoso para os banhistas. Inclusive, segundo declarações de moradores da região, ninguém nada por ali devido ao perigo de acidentes e por essa parte do Rio São Francisco ser pedregosa, com uma profundidade que pode ter entre 30 e 60 metros, de acordo com a vazão da água, e muito turbulenta, tornando redemoinhos uma ocorrência comum.

Local do desaparecimento do ator Domingos Montagner

FOTO: Reprodução

Há um fator externo a ser considerado: a vazão da água da Usina Hidrelétrica de Xingó, que faz a correnteza se elevar devido a liberação de água para o Rio São Francisco.

Hidrelétrica Rio São Francisco

FOTO: Reprodução

Segundo relato da atriz Camila Pitanga, os dois entraram na água e “a correnteza ficou forte de repente”. No Brasil, é comum que as operadoras de hidrelétricas soltem água de repente pelas turbinas para atender a um pedido do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) ou para vazar o excesso de água na época chuvosa. Isso cria uma situação de grande insegurança para quem está rio abaixo.

O declive ali é grande – o rio tem uma pequena porção rasa – e o fluxo d’água é muito pesado. É muito comum que as pessoas se acidentem, seja porque não conhecem essas características ou por outras razões, como cansaço, cãibras ou embriaguez. Se alguém entrar no rio em um momento em que a vazão está elevada, pode ficar à mercê das águas.

Vista aérea do Rio São Francisco

FOTO: Reprodução

É sempre bom se atentar aos indicativos e se informar com nativos da região qual é o melhor local para o banho.

LEIA MAIS