Você sabe como abrir seu próprio negócio? Conheça os primeiros passos!

Quer abrir o seu próprio negócio e não sabe como? Conheça o passo a passo para fazer da sua ideia a chave para se tornar seu próprio chefe!

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 13:30
Atualizado às 18:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A cada dia, mais brasileiros tomam a iniciativa de abrir um negócio simplesmente pela vontade de se tornarem seus próprios patrões. A pesquisa anual Global Entrepeneurship Monitor, que analisa 68 países e é coordenada pelas renomadas instituições London Business School e Babson College, revelou que 71% dos brasileiros iniciaram um empreendimento por perceberem que se tratava de um bom momento para isso – para se ter uma ideia do crescimento, em 2002 esse índice era de apenas 42%.

mulher-trabalho-passo

FOTO: Reprodução

No mesmo estudo, 80% dos entrevistados afirmaram que o empreendedorismo é uma opção desejável de carreira, e também acreditam que quem possui um negócio obtém reconhecimento, com a mídia frequentemente noticiando os casos mais bem-sucedidos. De fato, as histórias de sucesso de quem transformou uma simples ideia numa fonte de renda não param de aparecer. Porém, a trajetória para consolidar um negócio envolve várias etapas.

O fluxo de abertura de uma empresa é simples, porém burocrático”, explica Vitor Torres, CEO de um site de contabilidade on-line, e o empreendedor pode fazê-lo sozinho ou com a ajuda de um contador. Hoje, já contamos com o processo de contabilidade on-line, simples, fácil e de grande valia para ajudar na abertura de empresas. Para esclarecer os principais pontos de formalização de uma empresa, elaboramos um pequeno guia.

O começo

Pense

O primeiro ponto é elaborar e avaliar uma ideia. Reflita sobre as suas consequências e escolha qual o campo em que deseja atuar. É importante analisar a sua ambição, gostos pessoais e oportunidades de crescimento. Para quem tem dúvidas, o site do Sebrae (www.sebrae.com.br) pode dar uma luz: ele conta com um banco de mais de 430 ideias de novos negócios e muitas outras informações úteis.

gráfico-mulher-negócios

FOTO: Shutterstock Images

Destrinche

Depois, é hora de realizar uma intensa pesquisa de mercado: levantar concorrentes, possíveis consumidores, fornecedores e, no caso de lojas com espaço físico, verificar qual a melhor área. Nessa etapa, vale dar uma passada em eventos e feiras, e investir em leituras e cursos especializados. O foco é descobrir se a ideia é viável e, claro, lucrativa.

Planeje

Então, chega o momento de planejar o empreendimento tin-tim por tin-tim. É hora de traçar um plano de negócios. “Trata-se da oportunidade de pensar e consolidar em um único documento todas as questões que dizem respeito ao caminho da empresa e que podem garantir o seu processo e o sucesso”, explica o consultor Dernizo Pagnoncelli.

negócios-planos-passo

FOTO: Shutterstock Images

Alcance

Por fim, determinadas as estratégias e estabelecida a base financeira do negócio, chega o momento de atingir o seu público. Vale caprichar na divulgação, ser criativo e correr atrás de possibilidades de crescimento. “Para se tornar um empreendedor, são necessárias paixão, garra e vontade de fazer diferente”, resume Vitor Torres. Por isso, mãos à obra!

LEIA TAMBÉM

Texto: Victor Santos  Edição: Nathália Piccoli

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.