ENTRETENIMENTO

4 coisas que você não sabia sobre as baleias

Os maiores mamíferos do mundo são descendentes de animais que viveram há milhões de anos. Descubra 4 coisas sobre as baleias que você não sabia!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 10:17
Atualizado às 17:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os maiores mamíferos do planeta são descendentes de animais que viveram por volta de 50 milhões de anos atrás. Descubra 4 coisas sobre as baleias que você não sabia:

4 coisas que você não sabia sobre as baleias

Sem dietas

O lema das baleias é: quanto mais gordinha, melhor! Isso porque é da gordura que tiram boa parte da energia para nadar. O corpo inteiro é revestido por uma camada isolante de gordura que, além de mantê-las aquecidas e impedir que congelem na água fria, ajuda na flutuação.

Banguela

Apesar da boca enorme, a maioria das baleias não tem dentes. No lugar, estão as barbatanas de queratina, que filtram a água e deixam passar apenas o alimento. Na hora da refeição, os pequenos peixes não têm vez: só a água volta para fora novamente.

4 coisas que você não sabia sobre as baleias

Jatos de ar

As narinas das baleias ficam em cima da cabeça. Pode parecer esquisito, mas é assim que funciona a respiração delas. Depois de muito tempo debaixo d’água, elas precisam expulsar o ar quente e úmido dos pulmões e ir até a superfície para respirar. O ar, em contato com a atmosfera, transforma-se em inúmeras gotas de água que podem ser lançadas a mais de seis metros de altura.

Recordista

As baleias são donas de pulmões de ouro. Elas inspiram na superfície e conseguem mergulhar por 20 minutos sem soltar nadinha de ar. Algumas espécies ficam até 120 minutos sem respirar. Para ter uma ideia, o recorde humano é de pouco mais de nove minutos. Para as baleias, essa é uma habilidade essencial que ajuda a atingir grandes profundidades e a fugir da mira dos caçadores.

Texto: Bárbara Morasco/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Saiba como os animais conversam entre si
Descubra 4 curiosidades dos animais
3 hábitos dos animais que são uma nojeira