Connect with us

O que você está procurando?

Fenômeno das redes sociais, a brincadeira do Charlie Charlie e a possibilidade de se comunicar com espíritos tiraram o sono de muita gente
- FOTO: Shutterstock.com

Charlie Charlie: tudo sobre a brincadeira com espíritos

Fenômeno das redes sociais, a brincadeira do Charlie Charlie e a possibilidade de se comunicar com espíritos tiraram o sono de muita gente

Em 2015, uma brincadeira chamada Charlie Charlie foi amplamente compartilhada pelas redes sociais. O jogo consistia em colocar um lápis em cima de outro sobre uma folha de papel com as marcações de “sim” e “não” e fazer perguntas para o espírito de Charlie. O invocador deveria então perguntar “Charlie Charlie, você está aí?”. Caso o lápis indicasse a palavra “sim”, o espírito estaria presente. Inúmeros vídeos estão disponíveis na internet mostrando a “invocação” e o movimento dos lápis.

 

Charlie Charlie: tudo sobre a brincadeira com espíritos

FOTO: Shutterstock.com

As origens da brincadeira do Charlie Charlie

Tudo começou como um jogo de pátio de escola de jovens de língua espanhola que se perpetuou por várias gerações. A brincadeira que inicialmente foi chamada de Jogo de la Lapicera adquiriu conotações demoníacas ou sobrenaturais na província dominicana de Hato Mayor, quando uma emissora de TV local transmitiu um relatório alarmista sobre o jogo “satânico”.

No Brasil, de acordo com uma reportagem do jornal O Globo, José Antonio Fortea, exorcista do Vaticano, estaria preocupado com a disseminação da brincadeira e alertava que a prática poderia atrair maus espíritos.

Segundo o neurologista Martin Portner, a ciência manteve distância considerável de todo esse episódio. “Para a jornalista Caitlin Dewy, do Washington Post, tudo se trata de uma forma incrível de viralização. Perguntado sobre o que causa o movimento dos lápis, o jornal britânico Independent concluiu que se trata do efeito da gravidade e do posicionamento complicado dos lápis”, analisou o neurologista. “Pelo que se sabe até agora, não parece haver outra forma de interação envolvida. Nossa curiosidade sobre a energia proveniente dos mortos parece estar mais viva do que nunca”, conclui.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Redação – Edição: Victor Santos
Consultoria: Martin Portner, médico neurologista, mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, escritor e palestrante

Advertisement

Estilo de vida

Criado há mais de 300 anos, o seitai é uma técnica eficaz para quem busca aliviar a pressão do dia a dia e também melhorar a qualidade de vida

Estilo de vida

A laca está em alta! Aposte nesse material para reaproveitar seus móveis e dar uma repaginada no espaço da sua casa. Leia mais

Estilo de vida

O que é, o que é: o sexto sentido divide opiniões, intuição, dom ou capacidade de poucos. Será que a ciência pode ter a resposta? Descubra!

Estilo de vida

Você ainda tem alguma dúvida sobre a Bíblia ou quer se aprofundar um pouco mais no assunto? 5 dicas de livros que vão te ajudar na compreensão!

Receitas

Páscoa é tempo de ficar junto da família! E o que melhor do que ter uma sobremesa deliciosa para aproveitar o momento? Confira este Bolo de Páscoa no copo!

Estilo de vida

Com a internet, ficou fácil aprender diferentes instrumentos de forma gratuita. Confira os cursos de teclado e violão que a Alto Astral separou para você:

Estilo de vida

Aprender a tocar um instrumento como o cavaquinho é o desejo de muitos brasileiros. Mas se engana quem pensa que isso só é possível com aulas presenciais.

Estilo de vida

Se você tem vontade de aprender a cantar ou tocar um instrumento, veja os cursos de canto e contrabaixo disponíveis na web.