Quais são os cargos das pessoas dentro da máfia?

Como funciona a estrutura hierárquica de uma máfia, que é capaz de exercer atividades ilegais em diversos países, superando o controle estatal

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 16:46
Atualizado às 17:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se fala em máfia, não se faz referência somente a um grupo de pessoas, mas em uma união de várias gangues ou famílias. A união entre os clãs, que são organizados hierarquicamente, é essencial para os negócios. Caso estejam em lados opostos, o prejuízo tende a ser maior. Nesse post, desvendamos como alguns cargos funcionam.

Organização da máfia

O chefe de cada família é o Dom. Ele é responsável pelas decisões mais importantes para o grupo e os lucros da máfia correm em sua direção. Também tem o papel de negociar com criminosos ou autoridades e manter os membros dentro de uma conduta.

Massacre do Dia de Sao valentim, Sete bandidos mortos, cargos

Massacre do Dia de São Valentim (FOTO: Shutterstock)

Ao seu lado está uma figura bastante retratada nos filmes sobre o tema, mas que poucas famílias realmente têm: o consigliere. Apesar de não fazer parte da hierarquia de poder, ele atua como um conselheiro para o Dom.

Outros cargos

Abaixo do grande chefe está o subchefe. Sua função é resolver negócios ou disputas menores da máfia quando o Dom não está disponível. Em alguns casos, eles normalmente assumem o cargo máximo quando o líder está preso ou velho demais.

Arma, dinheiro, dolar, variados, cargo

FOTO: iStock/Getty Images

O capo controla uma célula da família e cuida da operação de certas funções. Ele pode agir dentro de sua especialidade ou de uma região onde o grupo exerce atividades.

Já o cargo mais baixo, ou para os iniciantes dentro de um grupo, é o de soldado, responsável por “colocar a mão na massa”. Ou seja, executar as ordens dadas pelos chefes do grupo.

SAIBA MAIS

Máfia: 3 livros incríveis para os apaixonados pelo assunto

Vida real: Meu nome é Bond, James Bond!

Texto: Thiago Koguchi Edição: Angelo Matilha Cherubini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.