Pesquisa revela os benefícios da música na infância

Além de proporcionar sensações agradáveis, a música pode ser um fator muito importante no desenvolvimento do aprendizado nas crianças

- FOTO: Shutterstock.com

Os estudos relacionados com a influência da música no desenvolvimento infantil mostram diversos efeitos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Long Island, nos Estados Unidos, avaliou, em duas escolas, grupos de crianças que estudavam piano.

O acompanhamento durou três anos e, durante esse tempo, foram feitas comparações com alunos que nunca praticaram estudo musical. O resultado sugeriu que as crianças que aprendiam música possuíam um vocabulário mais amplo e melhor do que as demais.

menino menina ouvindo musica

FOTO: Shutterstock.com

A proximidade da música e a absorção de informações, isto é, o aprendizado, também é evidente. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram alunos que receberam aulas de música e perceberam que, ao realizar testes de proporções e frações, apresentavam resultados de 15% a 41% superiores em relação às outras crianças.

Além dos inúmeros pontos a favor no desenvolvimento cerebral, a combinação de ritmo, melodia e harmonia também ajuda a fortalecer a relação afetiva entre as pessoas.

“Os bebês precisam de ambientes interessantes para explorar, com pessoas que respondam às suas necessidades emocionais e intelectuais. É necessário cantar para eles, conversar, embalar e ler. As canções e as melodias desenvolvem a capacidade cerebral dos bebês, fazem parte das unidades básicas do aprendizado futuro”, analisa Fabiana Godoy, cantora e professora de musicalização para bebês.

Efeitos da música no cérebro

Ela faz com que o cérebro libere endorfinas e serotoninas, proporcionando prazer e sensação de bem-estar. Ela fala diretamente com a região responsável pelas emoções e pode ser usada no combate de diversos problemas de saúde como ansiedade e dores crônicas. Reconhecendo o poder da música, surgiu a musicoterapia, prática que utiliza músicas, sons e movimentos com fins terapêuticos.

Além disso, sabe-se, também, que a música facilita a conectividade de áreas cerebrais envolvidas com processos motores e de linguagem – seja tocando um instrumento ou simplesmente ao apreciar ativamente uma canção. “Crianças que têm contato frequente com a música desenvolvem habilidades no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da atenção, autoestima, da memória e dos raciocínios lógico e abstrato”, explica Fabiana.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Augusto Biason/Colaborador – Consultoria: Fabiana Godoy, cantora e professora de musicalização para bebês no Projeto Ninho Musical

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência