Batgirl: um marco entre os personagens femininos dos quadrinhos

As personagens que já assumiram a identidade de Batgirl e a incrível história de Barbara Gordan, a mais famosa Mulher-Mocego

None
FOTO: Reprodução/ DC Comics

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 15:36
Atualizado às 18:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma das heroínas mais famosas e icônicas das HQs representa um marco entre os personagens femininos dos quadrinhos. Foi criada em 1961 por Bill Finger e desenhada por Sheldon Moldoff, com o objetivo de atrair o público feminino para as histórias do Batman. Logo, a Batgirl se tornou um hit e foi inserida também na famosa série do Homem-Morcego dos anos 60.

batgirl heroína dc comics personagem feminino

FOTO: Reprdução

Originalmente, seu nome era Betty Kane, mas, em 1967, foi transformada em Barbara Gordon (filha do comissário Gordon), dando origem a mais famosa versão da Batgirl. E não é para menos, sua história é de arrepiar: a vigilante de Gotham ficou paraplégica após um ataque do Coringa, em Batman: A Piada Mortal (história em quadrinho com roteiro de Alan Moore).

Sem querer abandonar a luta contra o crime, decidiu aposentar seu manto de Mulher-Morcego e assumir a identidade de Oráculo, dedicando-se à área de banco de dados ter acesso à informações de criminosos, sistemas confidenciais e tudo o que pudesse auxiliar os heróis com os quais trabalhava junto.

barbara gordon oráculo batgirl

Barbara Gordon (FOTOS: Divulgação)

Com quadrinhos que conquistaram uma legião de fãs, a heroína, além de ser uma hacker e possuir um intelecto acima da média, domina diversas artes marciais – mesmo em uma cadeira de rodas. Além disso, também participou de equipes da DC Comics, como Aves de Rapina (ao lado de nomes como Canário Negro e Caçadora), Liga da Justiça da América e algumas missões do Esquadrão Suicida.

Apesar de Barbara Gordon ser a mais famosa, as personagens Helena Bertinelli, Stephanie Brown e Cassandra Cain também assumiram a identidade de Batgirl.

SAIBA MAIS

Quinta do herói: A Mulher Maravilha pode vencer o Super-Homem

Mulher-Hulk: conheça a versão feminina do herói verde da Marvel

Super-moça: qual a origem e os poderes da heroína da DC Comics?

Texto: Redação Edição: Érika Alfaro Arte: Guilherme Laurente

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.