Connect with us

O que você está procurando?

Apagar uma lembrança pode até parecer uma história de filme de ficção, mas saiba que a ciência já descobriu como deletar memórias
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Lembrança deletada: é possível apagar de vez uma memória?

Apagar uma lembrança pode até parecer uma história de filme de ficção, mas saiba que a ciência já descobriu como deletar memórias

Foi a partir da descoberta de como a memória funciona que, em 1999, o neurocientista Karim Nader, da Universidade McGill, no Canadá, começou a trabalhar por uma linha de estudo até então ignorada. Era sabido que, para ocorrer essa conexão entre os neurônios, o cérebro precisava sintetizar proteínas específicas. O que o pesquisador fez foi tentar bloquear as substâncias envolvidas no processo em suas cobaias, a fim de modificar uma lembrança armazenada.

Nader condicionou um grupo de ratinhos a relacionar um som com a aplicação de um choque. Sempre que o apito era tocado, os animais levavam uma dolorosa descarga elétrica. Com o tempo, os roedores desenvolveram um grande medo pelo som, mesmo quando não era acompanhado do choque.

ponto-interrogacao-brilhando-lembrança

FOTO: iStock.com/Getty Images

O cientista passou, então, a injetar uma droga que causava inibição daquelas proteínas envolvidas nas conexões responsáveis pela memória. Para a surpresa de todos, os bichinhos pararam de demonstrar medo quando ouviam o som, mesmo após a suspensão dos remédios.

Foi a primeira vez que uma experiência mostrou ser possível deletar determinadas memórias. Segundo a pesquisa realizada por Nader, essa possibilidade só existe pelo período de instabilidade que a lembrança passa quando tentamos acioná-la. O processo de lembrar tem três etapas: a informação é acessada; levada ao consciente; e gravada novamente. Com a aplicação da droga inibidora das proteínas, essa última etapa não acontecia, não regravando a lembrança. A memória desaparecia!

O único entrave para Nader era que ele não sabia qual proteína específica deveria ser inibida, por isso fez testes com várias. Foi só em 2006, numa pesquisa liderada por Todd Sacktor, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, que a enzima PKM-zeta foi descoberta como a responsável pela passagem de corrente elétrica entre os neurônios.

Ou seja, bloqueando a enzima enquanto a cobaia estava se lembrando de determinada situação, o cientista conseguia eliminar a memória referente ao caso. A partir dessa descoberta, o grupo criou a molécula chamada ZIP, capaz de bloquear a proteína e eliminar memória de longo prazo nos ratos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Entretenimento

Com os cuidados certos de conservação e lavagem, o seu tênis de corrida pode durar muito mais. Selecionamos 5 dicas para ajudar nessa hora

Entretenimento

Conheça a história de Kala e Keira, as cachorrinhas que se abraçaram antes de serem sacrificadas e veja como elas estão atualmente!

Estilo de vida

No mar, a atenção precisa ser redobrada, pois é perigoso e costuma ser cheio de gente. Confira 8 dicas para manter as crianças seguras na praia!

Estilo de vida

Ir na piscina com a família é um programa incrível para o verão, mas exige cuidado redobrado com os pequenos. Confira 6 dicas de cuidados com as crianças!

Moda & Beleza

A Proteste realizou um teste que mostrou que cinco marcas de protetor solar para o rosto tinham um fator de proteção menor do que o indicado na embalagem.

Entretenimento

Liderou a esperança de que o cinema nacional poderia chegar às telas internacionais, concorrendo aos Oscars de Melhor Atriz e Melhor Filme Estrangeiro.

Entretenimento

Durante um dos períodos mais difíceis de sua vida, Padre Marcelo Rossi enfrentou transtornos graves como anorexia e depressão

Entretenimento

No dia 19 de novembro comemora-se o dia da bandeira nacional, conheça algumas curiosidades sobre a nossa bandeira do Brasil