Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I declarou que a colônia que governava era agora um país oficialmente separado de Portugal
- Ilustração de Dom João VI

7 de setembro: o contexto histórico que levou o Brasil à independência

Em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I declarou que a colônia que governava era agora um país oficialmente separado de Portugal

[PAGE TITLE]

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I declarou que a colônia que governava era agora um país oficialmente separado de Portugal. Assim, com um processo pacífico, ocorrido basicamente através de uma negociação com seu pai – o rei D. João VI -, o Brasil estava independente.

Contexto histórico

Entretanto, as raízes deste processo já haviam sido plantadas muitos anos antes do fatídico 7 de setembro. Revoltas no território durante o século 18 e começo do 19, como Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolta Pernambucana previam o desejo de distanciamento e independência da metrópole. Tais movimentos, aliados aos ideais da Revolução Francesa, aumentavam a pressão contra o absolutismo monárquico e o colonialismo do período.

Outro fator fundamental foi a vinda da família real portuguesa para o Brasil.  Fugindo da invasão francesa comandada por Napoleão Bonaparte, a rainha Carlota Joaquina e o então príncipe regente Dom João VI decidiram simplesmente transferir toda a corte de Portugal para a terra tupiniquim, numa fuga escoltada pela Marinha Britânica.

Durante o período, o Brasil teve seus portos abertos aos países amigos de Portugal – sendo a Inglaterra a nação que mais estreitara vínculos – diminuindo bastante o comércio lusitano. “Os acordos comerciais com a Inglaterra em 1810 e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815, foram circunstanciais para a Coroa Portuguesa no Brasil, pois estabeleceram uma aproximação com a Inglaterra e garantiram uma relativa paz à corte”, afirma Marcos Girotto, coordenador e professor de História da Rede Educacional Alub.

Contudo, no Velho Continente havia um país completamente abandonado e sem rei – o que resultou na chamada Revolução do Porto, cuja pressão popular obrigava Dom João VI a retornar ao país. Isso de fato aconteceumas ele deixou no Brasil seu filho mais velho, Pedro I, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual separação política. Caso Dom Pedro fosse embora, o Brasil voltaria à condição de colônia de Portugal.

Momento decisivo

O príncipe regente recebeu uma carta de Lisboa exigindo seu retorno ao país. Os portugueses pretendiam recolonizar o Brasil e a presença dele os impossibilitava. Já os brasileiros, que sonhavam com a independência, organizaram-se para pedir que Dom Pedro I não deixasse o país. Foi assim que o líder, respondendo negativamente aos chamados de Portugal, tornou famosa a frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

Dom Pedro tinha interesses, não somente com o povo, mas também com a aristocracia, que o apoiaria como imperador em troca da futura independência e da não alteração na realidade socioeconômica colonial. No entanto, o Dia do Fico, como passou a ser lembrado o fato de 9 de janeiro de 1822, foi mais um passo para o rompimento definitivo com Portugal.

No dia 7 de setembro, enquanto retornava de uma viagem até Santos, dois mensageiros reais trouxeram-lhe mensagens urgentes de José Bonifácio e da Princesa Leopoldina: ou Dom Pedro declarava o Brasil independente, ou seria refém das cortes de Portugal.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Mundo místico

Na Bíblia, existem diversos salmos que são indicados para as mais diversas situações. Conheça mais sobre os salmos mais famosos!

Entretenimento

Gosta de ler? Então não pode deixar de conhecer esse clubes de assinatura de livros, em que você recebe mensalmente um box cheio de brindes e livros.

Receitas

Bateu a fominha depois do almoço, mas não tem ideia do que cozinhar? Aposte nessas receitas de liquidificador para o café da tarde.

Moda & Beleza

Já ouviu falar no Safety Cut? Esse tipo de corte de cabelo está fazendo a cabeça das mulheres no mundo todo e sendo usado como prevenção do Covid-19.

Amor e Sexo

Aprenda o que cada um dos signos mais gosta na cama e deixe o seu parceiro nas nuvens na hora H

Notícias

Confira alguns fatos histórios e curiosidades sobre o dia 7 de setembro, data em que é celebrada a independência do Brasil.

Mundo místico

Você sabia que almas desencarnadas podem influenciar alguns seres encarnados? Entenda o que são espíritos obsessores e como eles podem te prejudicar!

Casa & Decor

Acabe com a dificuldade e aprenda como dobrar lençol de elástico. De maneira fácil e simplificada, a personal organizer ensina como fazer isso rapidinho