ENTRETENIMENTO

5 perguntas sobre os mapas!

Você já deve ter se perguntado: como um mapa é feito? Esse item, que nos ajuda a direcionar e localizar, é muito antigo. Veja 5 perguntas sobre os mapas!

None
Imagem: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 11:42
Atualizado às 18:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já deve ter se perguntado: como um mapa é feito? Esse item, que nos ajuda a direcionar e localizar no plano terrestre, é muito antigo. Veja 5 perguntas sobre os mapas!

Mapa mundi distorcido

FOTO: Shutterstock.com

1 – O que é um mapa?

É uma representação visual em uma área plana, em tamanho menor, de um terreno, país, território ou qualquer coisa referente à superfície da Terra. A ciência que estuda e cria mapas se chama cartografia.

2 – Quem inventou os mapas?

Não se sabe ao certo, mas, na Turquia, existem desenhos pintados em paredes que seriam usados como mapas em 6.200 a.C. Na Antiguidade, antes da invenção do papel, eles eram desenhados em pergaminhos feitos de pele de animais.

3 – Quem fez o primeiro Mapa-Múndi?

Acredita-se que os europeus, que mostraram todos os continentes no século XVI. Recentemente, um mapa de origem chinesa feito em 1763 como sendo uma cópia de um original de 1418 deixou todo mundo em dúvida. Ele mostra o mundo todo, a Austrália, o Brasil e até a Antártida, provando que os chineses deram a volta ao mundo bem antes de Fernão de Magalhães.

4 – Quais tipos de mapa existem?

Os mais comuns são: o político, que aponta a divisão dos países, estados e municípios, além de mostrar onde fi cam as cidades; o econômico, que indica o que é produzido em cada região; o demográfi co, com a distribuição da população; o geomorfológico, que mostra o relevo; o climático, que indica os tipos de clima; o hidrográfico, com os rios e bacias; e o biogeográfico, que traz a vegetação.

5 – Como eles são feitos?

Antes, eram feitos com base nas explorações das regiões: alguém tinha que ir até o lugar para depois descrevê-lo e transformar as informações em imagem. Hoje, aviões e satélites fazem imagens fotográficas precisas das regiões, o que deixa os mapas muito mais detalhados e exatos.

Texto: Gustavo Cândido Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Curiosidades sobre os terremotos
Descubra 4 curiosidades dos animais
Curiosidades: como surgiu o quebra-cabeça