ENTRETENIMENTO

5 fatos sobre os desertos

É difícil imaginar que existam lugares tão quentes e cheios de areia. Beba um copo d'água e descubra 5 fatos sobre os desertos!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 10:00
Atualizado às 17:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É difícil imaginar que existam lugares tão quentes e cheios de areia. Beba um copo d’água e descubra 5 fatos sobre os desertos!

1 – Onde existem desertos?

5 fatos sobre os desertos
Nas regiões aonde as precipitações atmosféricas não chegam a 25 milímetros anuais ou onde não chove durante muitos anos. Além disso, como esses lugares geralmente estão em zonas de climas quentes, a pouca água que cai se evapora rapidamente.

2 – Por que há pouca água nesses lugares?

5 fatos sobre os desertos
A principal causa da aridez são as altas pressões que se registram na maioria dos desertos (condição que não favorece a queda de água de chuva). Outra razão é que alguns lugares estão tão longe do mar que os ventos úmidos vindos do oceano não chegam até lá.

Veja também
Descubra 4 curiosidades dos animais
Curiosidades: como surgiram as melhores gostosuras
3 curiosidades que você ainda não sabia

3 – Como é o clima nos desertos?

5 fatos sobre os desertos
Os meses de verão costumam ser muito quentes, com temperaturas que às vezes ultrapassam os 50ºC. Em compensação, alguns invernos podem ser quentes e outros, gelados, com temperaturas noturnas inferiores a –20ºC.

4 – Como é a vegetação e a vida animal?

5 fatos sobre os desertos
A vegetação é composta, na maioria, de alguns arbustos. As poucas árvores crescem à beira dos cursos de água ou em volta dos oásis. É uma vegetação de folhas grossas e impermeáveis, que evitam a perda excessiva de água. Quanto aos animais, lagartos, serpentes e roedores se adaptam bem ao ambiente. Praticamente não existem bichos aquáticos, exceto por alguns crustáceos que ficam em poças d’água.

5 – Todos os desertos são parecidos?

5 fatos sobre os desertos
Não. Apesar da imagem típica que conhecemos, são poucos os desertos compostos de planícies e dunas de areia. Predominam, ao contrário, as montanhas rochosas, os barrancos e os lagos secos. Um exemplo: apenas 28% do Saara é composto de areia.