ENTRETENIMENTO

5 fatos curiosos que você precisa saber!

Por que os vulcões explodem? O que é um cometa? Fatos curiosos que nunca paramos para pensar. Descubra 5 coisas que parecem óbvias, mas não são!

None
mulher com expressão de dúvida

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 10:56
Atualizado às 17:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Por que o horizonte está sempre longe?

linha do horizonte

O horizonte é uma linha aparente que separa a Terra do céu. Essa linha contém um espaço circular da superfície da terra, que é até onde nossa vista alcança. Como a Terra é redonda, por mais que caminhemos e caminhemos em direção ao horizonte, ele sempre vai estar no mesmo lugar, à mesma distância, que é até onde a nossa visão chega.

Por que os vulcões explodem?

lava de vulcão

Nosso planeta parece sólido, mas a aproximadamente, 70 km no interior da Terra, faz tanto calor que as pedras estão em estado líquido. Essa parte da Terra, chamada manto, está em contínuo movimento e sua pressão é tão grande que pode provocar o deslocamento de placas, terremotos e a erupção dos vulcões, que são a única ligação entre o manto e a crosta terrestre. Quando um vulcão entra em erupção, ele lança lava, que é a rocha líquida que pressionou a partir do manto.

Por que os tigres são listrados?

tigre dormindo

A pelagem amarela com listras escuras é um recurso que os tigres têm para se camuflar entre os galhos, a folhagem, os raios de sol e as sombras típicas das florestas. Existem vários tipos de tigre, com pelagem mais escura, mais clara ou mais espessa, mas as listras são algo que todos têm em comum.

Veja também
Descubra o significado do latido do seu cachorro
6 fatos que você não sabia sobre o cérebro
5 mitos e verdades do dia a dia

Desde quando existem os brinquedos?

brinquedo

Não há uma data exata, mas sabe-se que as crianças da pré-história já tinham brinquedos. Em várias jazidas paleolíticas, de cerca de 20 mil anos atrás, aparecem bonecos feitos com pedras e galhos amarrados, barro, marfim e osso. Mas o principal brinquedo daquela época era uma prancha de osso afiada, amarrada em uma corda, que girava até produzir um barulho muito estranho, parecido com o mugido do touro.

O que é um cometa?

cometa

Inicialmente, as pessoas acreditavam que era um sinal de que alguma coisa ruim estava prestes a acontecer. Hoje sabemos que são enormes bolas de gelo, minerais e poeira cósmica que chegam de distantes lugares do Sistema Solar e que várias vezes nos visitam. Eles têm uma longa cauda de gás e poeira cósmica que pode chegar a medir milhões de quilômetros de comprimento! Quando a Terra passa pela órbita de um deles, partículas da cauda do cometa entram na atmosfera e nós as chamamos de estrelas cadentes ou chuva de meteoros.

Texto publicado na revista Gênios, da editora Alto astral Revisão: Jessica Mobílio