ENTRETENIMENTO

Tsunami: 5 curiosidades sobre um dos fenômenos mais incríveis da natureza

Você certamente já ouviu falar sobre tsunami. Mas você sabe o que isso significa, como ocorre e outras curiosidades sobre o fenômeno?

None
FOTO: Glow Image

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 10:38
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você certamente já ouviu falar sobre Tsunami. Mas você sabe o que isso significa, como ocorre e outras curiosidades sobre o fenômeno?

tsunami, onda, desastre, mar

FOTO: Glow Image

O QUE SIGNIFICA TSUNAMI?

Tsunami é uma palavra japonesa, junção dos termos “tsu” (que significa porto ou ancoradouro) e “nami” (que quer dizer onda).
Foi criada para nomear ondas maiores que o normal, capazes de causar grande destruição no litoral e suas proximidades.

COMO OCORREM?

O tsunami é como um copo cheio de água sobre uma mesa. Se a mesa balançar, ele irá transbordar. Quando algum terremoto ou
atividade vulcânica acontece no fundo do oceano (que seria a mesa), uma imensa quantidade de água se desloca na forma de ondas, o tsunami.

QUAL FOI O PIOR?

O tsunami do dia 26 de dezembro de 2004, que teve ondas de cerca de dez metros de altura e atingiu 13 países da Ásia e da África, fez mais de 230 mil vítimas e deixou mais de 500 mil desabrigados.

JÁ ACONTECERAM OUTROS TSUNAMIS FAMOSOS?

O tsunami de 1755 em Lisboa, Portugal, fez mais de seis mil vítimas. Outro, em 1960, no Chile, deixou mais de duas mil. A explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883, resultou num tsunami ainda mais trágico: 36 mil vítimas.

ANIMAIS PODEM PREVER UM TSUNAMI?

Antes de terremotos, furacões e outros desastres naturais, é comum ver animais abandonando os locais que habitam. Não se sabe ao certo o porquê, mas acredita-se que eles tenham sentidos apurados para perceber fenômenos desse tipo, o que o homem não tem.
Veja também: