4 desafios para estimular seu cérebro

O cérebro precisa constantemente ser desafiado - só assim você pode melhorar seu desempenho a cada dia. Confira alguns desafios para o cérebro.

None
IMAGEM: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 19:45
Atualizado às 15:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Resolver charadas e desafios são uma boa forma de colocar os neurônios para funcionar. É a chamada ginástica cerebral, ou neuróbica.

Confira a seguir 4 desafios que vão ajudar a estimular seu cérebro. Pegue papel e caneta e mãos à obra! As soluções estão depois dos desafios.

Desenho de cérebro colorido

IMAGEM: Shutterstock.com

1) Jogo da idade

Dois dias atrás, Suzana tinha 8 anos. Ano que vem, ela terá 11! Como isso é possível?

2) Quem sou eu?

Marcos está olhando a fotografia de alguém. Seu amigo pergunta: “Quem é o homem do retrato?”. Marcos responde: “Irmãos e irmãs eu não tenho, mas o pai desse cara é filho do meu pai”. Quem está na fotografia?

3) Pais e filhos

Três pessoas vão ao supermercado, sendo que 2 são pais e 2 são filhos. Como isso é possível?

4) Desafio dos chapéus

Quatro alunos da escola, João, Pedro, Lucas e Tiago, estão em uma fila no pátio. Eles estão todos olhando para a mesma direção, de maneira que João está no fim da fila e Tiago está na frente da mesma. João e Lucas estão usando chapéus pretos, e Pedro e Tiago estão usando chapéus brancos.

Entre Lucas e Tiago, há uma parede de concreto. Portanto, João, no fim da fila, pode ver Pedro e Lucas. Pedro pode ver Lucas. Nem Lucas nem Tiago podem ver ninguém.

Os garotos sabem que dois deles estão usando chapéus pretos e dois deles estão usando chapéus brancos, mas não sabem qual chapéu está em sua própria cabeça.

A professora lança um desafio: ela deixará todos irem embora se apenas um falar corretamente a cor do próprio chapéu.

Os meninos não podem falar entre si. Qual dos alunos sabe com certeza a cor de seu chapéu?

Soluções

1) Solução: Suzana deve ter nascido no dia 31 de dezembro de algum ano. Suponha que ela tenha nascido no dia 31 de dezembro de 2000. Isso significa que Suzana completou 9 anos no dia 31 de dezembro de 2009. Imagine também que “hoje” seja dia 1 de janeiro de 2010. Então, dois dias atrás, seria dia 30 de dezembro de 2009, ou seja, ela ainda teria 8 anos. Voltando a 1º de janeiro de 2010, “ano que vem” será 2011. Logo, em 31 de dezembro de 2011 ela terá 11 anos.

2) Solução: o filho de Marcos.

3) Solução: as 3 pessoas são o avô, o pai e o filho.

4) Solução: João pode ver Pedro e Lucas. Se João visse dois chapéus pretos ou dois chapéus brancos, ele poderia falar qual a cor de seu próprio chapéu. Mas, nesse caso, ele não pode: ele está vendo um chapéu branco e outro preto. Algum tempo passa, e Pedro percebe que João não tem certeza da cor de seu chapéu. A única maneira de João não ter tal certeza seria se Pedro e Lucas estivessem usando chapéus de cores diferentes. Pedro, que vê a cor do chapéu de Lucas (preto), não tem dificuldade, então, para dizer a cor do seu próprio chapéu: branco.

Veja também!

Faça 5 exercícios para malhar o cérebro

O que é ginástica cerebral?

Edição: Ricardo Piccinato

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.