3 coisas que você não sabia sobre os vulcões

Os maiores fenômenos da natureza têm seus mistérios e curiosidades. Conheça sobre os vulcões e descubra 3 coisas que você não sabia!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 09:32
Atualizado às 17:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os maiores fenômenos da natureza têm seus mistérios e curiosidades. Conheça sobre os vulcões e descubra 3 coisas que você não sabia:

3 coisas que você não sabia sobre os vulcões

Anel de fogo

A atividade vulcânica ocorre em regiões do planeta onde fraturas profundas na superfície terrestre possibilitam a elevação de magma fervente. Dos vulcões ativos, quase 60% estão na costa do Pacífico, no chamado Anel de Fogo. Outra zona de grande atividade é uma faixa que começa no mar Mediterrâneo, continua através dos montes Apeninos, passa pelo Cáucaso e chega até as montanhas da Ásia Menor. Outra faixa vulcânica vai da Islândia até as ilhas de Cabo Verde, e existe um pequeno grupo de vulcões na zona oriental da África.

A forma e o conteúdo

A forma e o conteúdo Os vulcões podem ser classificados segundo sua forma: cones basálticos, vulcões em escudo, cones de cinza e vulcões compostos ou estratovulcões. Mas também podem ser classificados segundo o tipo de erupção: havaiano, stromboliano, vulcânico ou peleano. O tipo de erupção é determinado pela composição química da lava, ou seja, pelos elementos que formam o magma que alimenta o vulcão.

3 coisas que você não sabia sobre os vulcões

Em atividade

A lava pode vir à superfície em duas “formas” diferentes. Uma contém muito gás, se espalha em mantos finos e tem uma superfície rugosa, retorcida e brilhante. Essa é chamada de pahoehoe, que significa suave na língua havaiana. Quando a maior parte dos gases da lava evapora, as vesículas (espécie de bolhas) estão cheias de ar e têm uma superfície meio esponjosa. Essa é a lava chamada aa, que significa pedregoso. Essa perda de gases produz um resfriamento mais rápido, tornando a lava mais viscosa, daí a origem do nome.

Veja também
6 destinos que são maravilhas brasileiras
5 ações para preservar o meio ambiente

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.