Na última semana, uma campanha do agasalho criada por um Shopping Center em São Bernardo ganhou as redes sociais pela iniciativa. Uma loja foi inaugurada em seu corredor mais movimentado, mas a grande surpresa é que não havia nada dentro dela. A Loja Vazia, como o próprio nome diz, possuía somente prateleiras, cabides e araras vazias.
A ideia foi criada para que as pessoas entrassem na loja para preencher os manequins com roupas de inverno, que seriam doadas às pessoas que precisam!
“Pendure sua doação aqui”
Em Porto Alegre, a ideia era parecida. Três amigas que trabalhavam numa mesma empresa decidiram criar uma campanha diferente. Desde o primeiro dia de inverno, elas decidiram espalhar cabides pela cidade, permitindo que qualquer um passasse e pendurasse ali uma blusa para doação. A ação inspirou voluntários de cidades próximas e até pelo Brasil!
- #PorTodasElas e outras campanhas incríveis contra o machismo
- Como manter a pele hidratada no inverno
“Transforme o erro em acerto”
No ano passado, o slogan “Transforme o erro em acerto“, criado pela campanha do agasalho do Exército da Salvação, teve como objetivo propor que as pessoas fossem mais generosas no inverno. Na campanha online, os representantes do Exército da Salvação invadiam vários sites de moda e criavam uma seção de looks “certos e errados”. Mas ao clicar no look considerado “errado”, uma mensagem aparece dizendo que você pode transformar o erro em acerto, fazendo a doação de roupas que não utiliza mais para as pessoas necessitadas.
“Tecnologia que aquece”
No Rio de Janeiro, a ONG Gente Brasil em conjunto com uma agência de marketing, criou uma ideia tecnológica para tentar incentivar que as pessoas doassem seus agasalhos.
Em uma parede da cidade, foram projetadas imagens de pessoas desabrigadas e com frio, que interagiam com o público. Cada vez que alguém depositava uma peça de roupa no cesto em frente, um dos personagens se movia, recolhia o agasalho e o vestia, agradecendo ao doador.
Texto: Thamires Motta