Diet ou light? Entenda esses e outros vocabulários da dieta!

Para entrar de cabeça no mundo da saúde e do bem-estar é preciso não somente conhecer mas entender o que os vocabulários da dieta tem para nos ensinar.

Frutas, halteres, água e fita métrica são alguns dos vocabulários da dieta
Foto: iStock.com/Getty Images

Diet, light, funcional, integral… Muitas são as palavras que compõem o dicionário do universo do emagrecimento, e cada uma tem um significado especial. À primeira vista pode até parecer um pouco complicado, mas é uma questão de tempo. Não demora muito para os vocabulários da dieta estarem na ponta da língua e fazendo o maior sucesso entre os adeptos desse mundo! Conheça algumas palavras que não podem faltar numa rotina saudável!

Frutas, halteres, água e fita métrica, itens que compõem o vocabulário das dietas

Foto: iStock.com/Getty Images

  • Alimentos funcionais

Também chamados nutracêuticos, eles contêm nutrientes que beneficiam a saúde, agindo na prevenção ou no tratamento de doenças.

SAIBA MAIS

Dieta com alimentos termogênicos 

Aposte nos alimentos funcionais para perder peso com saúde

Dicas para acelerar o metabolismo

  • Alimentos integrais

Esses alimentos saem na frente quando o assunto é qualidade. Ricos em fibras,vitaminas e minerais, são os que não tiveram sua estrutura modificada por processo de refinamento, conservando, assim, os seus nutrientes.

  • Metabolismo

É o conjunto de reações químicas que transforma os nutrientes ingeridos em energia. Quanto mais acelerado for seu metabolismo, mais rápido acontece o gasto de energia, ou seja, a queima de calorias.

  • Diet

É um dos vocabulários da dieta que mais gera dúvidas. Os alimentos dietéticos foram desenvolvidos para atender a grupos específicos, como os diabéticos, e possuem a exceção de pelo menos um nutriente em relação à versão convencional, como açúcar ou gordura. Porém, a isenção de uma substância nem sempre implica em redução de calorias.

  • Light

Apresenta redução de pelo menos 25% das calorias ou de algum ingrediente em relação ao produto original, como gordura ou açúcar. Os alimentos “leves” surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde!

  • Termogênicos

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo quando consumidos, obrigando-o a gastar mais energia durante a digestão. Isso acontece porque o organismo tem dificuldade para digerir esses alimentos e gasta mais energia para absorvê-los.

  • Hipocalóricos e hipercalóricos

São dietas ou alimentos que contêm baixo e alto nível calórico, respectivamente.

Texto: Jacque Lopes | Fontes de pesquisa: www.saudenarede.com.br; www.corpoperfeito.com.br; www.anutricionista.com