Empreendedora: as principais características para se tornar | Alto Astral

Empreendedora: as principais características para se tornar

Descubra as características essenciais para quem deseja se aventurar, virar empreendedora e abrir um pequeno negócio. É preciso disposição e planejamento!

Empreendedora: as principais características para se tornar uma
FOTO: Shutterstock.com

Você está pensando em abrir um negócio e empreender? Muita gente vê nos momentos de crise uma oportunidade. Porém, uma das coisas que mais desperta dúvidas em quem deseja se tornar patrão é: existe um perfil específico para ser um empresário? Será que algumas pessoas não possuem as aptidões necessárias? Quais são as características essenciais nessa hora?

 

Empreendedora: as principais características para se tornar uma

FOTO: Shutterstock.com

Perfil empreendedor: as principais características

A boa notícia é que não existe um perfil único, mas um conjunto de aptidões que tornam uma pessoa preparada para assumir uma empreitada dessas. E quais seriam essas habilidades?

“Atitude, em primeiro lugar”, relata o economista e contador Marcel Spadoto. “E, depois, é necessário sonhar, ter liderança, capacidade de planejamento, disposição para correr riscos e inteligência emocional”. O consultor Dernizo Pagnoncelli também aponta algumas palavras-chave para quem sonha em se tornar seu próprio chefe:

determinação;

– capacidade de planejamento;

– sensibilidade para identificar oportunidades;

disposição para assumir riscos;

capital social (que são os valores ou ideias que nos foram passados por pais, professores, amigos, entre outras pessoas);

preparo;

– e por fim, mas não menos importante, uma dose de sorte também.

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Victor Santos

Consultoria: Dernizo Pagnoncelli, consultor e autor do livro ‘Como planejar a sua vida’; Marcel Spadoto, economista e contador; Vitor Torres, diretor executivo do Contabilizei (www.contabilizei.com.br).