Emagrecer e tonificar: aposte nos exercícios certos para obter resultados!

Veja como a caminhada e a musculação agem no seu corpo e saiba como aproveitar os melhores benefícios de cada exercício para emagrecer e tonificar

tênis, roupa de academia, pesinhos e corda para emagrecer e tonificar
Foto: iStock.com/Getty Images

Quer emagrecer e tonificar mas não sabe em quais tipos de exercícios apostar? A caminhada e a musculação são duas modalidades diferentes que, quando combinadas, pode ajudar você nessa missão. Confira outros benefícios:

tênis, roupa de academia, pesinhos e corda para emagrecer e tonificar

Foto: iStock.com/Getty Images

Caminhada

– A atividade ajuda a liberar endorfina e promove sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e elevando a oxigenação do cérebro. “Como a caminhada diminui os níveis de colesterol e regula a pressão arterial, o risco de um indivíduo que pratica o exercício sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) é bem menor do que de uma pessoa sedentária”, comenta Nikolas Chaves Nascimento, personal trainer de Belo Horizonte (MG).

– O aumento do colesterol ruim pode ser evitado, e até combatido, com uma alimentação equilibrada (que inclua verduras, frutas, legumes e fibras) e uma leve caminhada diária. Na verdade, a contribuição do exercício é elevar as taxas do bom colesterol, mantendo a saúde do organismo.

A cada passo, a caminhada garante mais resistência aos músculos trabalhados. “Esse estímulo, embora sutil, é bastante importante para pessoas sedentárias, pois trata-se do primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e ativo”, explica Carlos Klein, personal trainer de São Paulo (SP).

Para que a atividade potencialize o perda de peso e a redução de gorduras é preciso aliá-la a um programa alimentar de baixa caloria. Consulte um nutricionista e peça um cardápio balanceado para a sua necessidade.

Musculação

– O treino com peso pode favorecer a saúde do coração desde que seja feito em circuito, isto é, alternando diferentes aparelhos e sem descanso entre as repetições. Quando você pratica exercícios de hipertrofia, em que as séries são menores e a carga de peso é maior, não há estimulação do sistema cardiovascular.

Além de potencializar o gasto calórico, trabalhar os músculos em forma de circuito é muito eficiente na queima de gorduras. Isso ocorre porque quando há aumento de massa magra o metabolismo fica mais ativo, o que ajuda a eliminar os pneuzinhos mesmo em repouso

O peso utilizado e a repetição das séries ajudam a desenvolver força e resistência, aumentando o tamanho dos músculos e favorecendo sua definição.

A musculação é a melhor modalidade de treino para quem deseja combater a flacidez, já que deixa a região rígida. “A prática de hipertrofia aumenta o tamanho do músculo, enrijecendo a região considerada flácida. Também há um gasto calórico, o que ajuda a queimar gordura”, completa Klein.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Carlos Klein, personal trainer de São Paulo (SP); Fabiana Gonçalves, coordenadora da academia Rio Sport Center, de Belo Horizonte (MG); Nikolas Chaves Nascimento, personal trainer de Belo Horizonte (MG)

LEIA TAMBÉM