Educação financeira: como ensinar os filhos a gastar melhor

Lições financeiras para a família

Escritora dá dicas para a conscientização dos filhos em períodos de crise

A vida financeira em moedas
A educação financeira, se feita desde cedo, evita problemas com os filhos depois de crescidos. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)

A cada ano, enfrentamos um cenário com demissões, inflação em alta e aumento do endividamento das famílias brasileiras. O assunto deve ser discutido em casa e nada melhor que deixar os filhos, principalmente os adolescentes, conscientes de tudo, inclusive de como gastar o dinheiro da família. Essa é a proposta de Andyara de Santis, que trabalhou 11 anos mercado financeiro e lançou o livro Lições de Valor – Educação financeira escolar, da Editora Moderna, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos. Conversamos com ela para pegar algumas dicas: Confira!

Livro para adolescentes
“É uma fase de transformações na vida, quando a pessoa começa a ter mais contato com dinheiro e precisa assumir a responsabilidade de forma mais efetiva. Nessa faixa, o jovem sofre muitas pressões pelas mudanças que vive e sente que precisa receber aprovação do grupo que pertence. É um momento chave para reflexões e começar a desenvolver o discernimento sobre as escolhas que fazem ou não sentido para ele”.

Impacto da crise financeira em casa
“Um bom caminho é abrir o jogo e chamar todos da família, de todas as idades, para uma conversa honesta, colocando na mesa o desafio da crise e seus impactos no orçamento familiar. É importante convidar cada um a trazer sua contribuição para que todos possam passar pela crise de forma mais suave. Levantar uma pergunta e oferecer a cada um sua chance de trazer as respostas é uma forma mais eficiente do que ditar regras de forma autoritária. Os pais podem se surpreender com as soluções criativas que surgirão das crianças”.

Papel da escola
“A escola que inserir a educação financeira como projeto em sua prática pedagógica pode acelerar e facilitar a conscientização de crianças e jovens nesta direção”.

Ensinamentos para a construção financeira
“Os pais podem ajudar as crianças a entenderem melhor os seus valores e alinhar suas decisões a eles. A melhor forma de identificar quais são os valores e o significado do dinheiro para cada um é conversando. O problema é que o dinheiro é considerado um tabu em nossa sociedade”.

Consumo responsável
“Consumir de forma responsável ou consciente é considerar os impactos de cada decisão no bolso, na sociedade e no planeta, hoje e no futuro. Não significa deixar de consumir, mas consumir com essa consciência”.

 

VEJA TAMBÉM: