Edema facial: o rosto e o pescoço também podem ficar inchados

Bruxismo, reação alérgica, lesões no rosto, infecção e até distúrbios nas glândulas salivares podem ser movidos para edemas faciais. Entenda!

mulher com compressa no rosto
Foto: Shutterstock

Embora mais comum seja relacionar o inchaço com os pés, mãos e a barriga, esse problema também pode atingir outras regiões do corpo. Por isso, você pode encontrar pessoas que relatem sofrer com o edema facial, por exemplo. Mas, afinal, as causas para que essa versão aconteça são as mesmas que favorecem o surgimento do famoso inchaço abdominal?

mulher com compressa no rosto

Foto: Shutterstock

Principais motivos

São vários os fatores que podem ocasionar o edema facial, que vão desde a pressão colocada na face durante o sono até problemas mais graves, como reações alérgicas. A seguir, você conhece um pouco sobre os principais motivos que levam a esse quadro.

Distúrbios das glândulas salivares: as duas maiores glândulas salivares estão localizadas logo atrás do ângulo da mandíbula, em frente às orelhas, e elas podem aumentar de tamanho em decorrência de fatores como infecções bacterianas e tumores. Então, para descobrir a verdadeira causa do inchaço, o recomendado é procurar um profissional da saúde.

Infecção: você já acordou e percebeu que seus olhos estavam grudados e inchados? Esses sintomas são clássicos da conjuntivite, doença que pode gerar um edema no rosto. A boa notícia é que, apesar da dor, ela pode ser tratada facilmente, desde que a pessoa busque ajuda médica.

Lesões no rosto: assim como acontece com qualquer outra parte do corpo, ao sofrer um trauma, é normal haver o inchaço. Portanto, caso a pessoa tenha batido o rosto, é possível que fique inchado e até mesmo dolorido.

Reação alérgica: seja alimentar, devido ao uso de medicamentos ou por causa de aromas, a alergia pode causar o inchaço da face. Nesse caso, é essencial buscar ajuda médica para evitar que esse quadro se transforme em um choque anafilático.

Bruxismo: algumas pessoas têm o costume de ranger os dentes com bastante frequência, principal característica do bruxismo. Como consequência dessa doença, é possível que o rosto fique inchado.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Ariane Schultz de Carvalho, fisioterapeuta