Economize no supermercado com atitudes simples

Descubra como utilizar seu dinheiro de forma eficiente nas compras no supermercado

supermercado-economizar
Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

É inevitável ir ao supermercado. Seja para comprar alimentos ou produtos de limpeza e higiene, é lá que abastecemos nos dispensa. No entanto, é possível economizar colocando em prática algumas atitudes simples. Confira!

1. Faça uma lista
Antes de ir ao supermercado, olhe as mercadorias que possui na despensa e na geladeira e anote o que realmente precisa. Quando estiver no estabelecimento, procure seguir as suas anotações. “As compras do mês são importantes, pois podemos avaliar a real necessidade de comprarmos algo ou verificar a possibilidade de levar um produto similar por preço inferior”, acrescenta Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade.

2. Evite pratos congelados
Além de conterem grandes quantidades de conservantes, prejudiciais à saúde, tais alimentos pesam muito no seu orçamento por serem caros. Prefira comprar os ingredientes e cozinhar em casa. O gás e a energia elétrica, usados no preparo, compensam a economia.

3. Alimentos da estação
Frutas e legumes da estação geralmente costumam ser mais baratos, então, tente aproveitar seus preços baixos. Alguns supermercados também possuem dias específicos em que fazem promoções no setor de hortifrúti.

mercado-economizar

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

4. Resista às tentações
Pode até parecer um conselho bobo, mas vá ao supermercado quando estiver bem alimentado. A fome pode fazer com que você queira comprar coisas de que não precisa. Fora que você estará exposto a produtos atrativos e precisa resistir às tentações.

5. Filhos e guloseimas
Se você é capaz de ceder aos encantos de tantos alimentos, imagine seus filhos! Os pequenos, normalmente, costumam pedir doces e outras guloseimas coloridas das prateleiras. Por isso, é importante explicar porque não é possível comprar aquele alimento e, aos poucos, ensiná-los a evitar os gastos que podem estourar o orçamento.

6. Alimentação fora de casa
Por conta da distância da casa até o trabalho, muitas pessoas acabam almoçando fora. Caso não receba vale-refeição, tais gastos acabam pesando no orçamento. Assim, procure lugares que oferecem um bom custo-benefício, alimentando-se de forma saudável e econômica.

 

Saiba mais

Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana

Confira serviços de consultoria gratuitos sobre finanças

Dicas para economizar no transporte

 

Consultoria: Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade (www.donin-rnc.com.br).

Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti