11 dicas para economizar na Páscoa e poupar seu dinheiro

11 dicas para economizar na Páscoa e poupar seu dinheiro

Saboreie a data sem peso na consciência e no bolso

economizar na páscoa
Foto: Shutterstock

Embalagens perfeitas, todas coloridas, dos mais diversos tamanhos e marcas, sempre com um presentinho para fascinar o consumidor. Economizar na Páscoa pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem tem filhos ou são chocólatras natos.

E a situação só piora quando levamos em consideração as armadilhas comerciais, com propagandas enganosas e valores superfaturados. Mas, calma! Embora seja difícil, essa missão não é impossível. Há muitas formas de preservar o seu dinheiro nessa época, investindo em alternativas fáceis e baratas.

Segundo o professor de economia Daniel Weigert Cavagnari, analisar o que, por que e quanto está sendo adquirido são pontos essenciais para um consumo consciente, visto que alguns produtos “chegam a custar dez vezes mais apenas pelo formato“.

Fuja da tentação e saiba como economizar na Páscoa

Não escolha pelo formato

O consumidor precisa ficar atento à preferência das crianças. Se ela gosta mais do chocolate do que da forma de ovo, opte por produtos mais comuns, como barras e bombons. Muitas ficam apenas deslumbradas com a data ou com a sensação de surpresa de receber um presente.

Valor x Produto

Também é necessário que o consumidor se atente para as marcas não tão famosas, com chocolate de qualidade, mas preço mais baixo. Nem tudo que é caro é mais gostoso. Às vezes, você pode investir em opções saborosas, com valores acessíveis.

Compre no distribuidor

Uma dica importante para economizar na Páscoa é buscar o chocolate diretamente no atacado ou no distribuidor. Principalmente se você for adquirir mais de um ovo ou barra. O valor é mais baixo e a chance de ter um produto fresco é maior.

Faça em casa

Nessa época, é muito fácil encontrar as formas do ovo em supermercados. Compre as barras brutas de chocolate e tente produzir um em sua casa. Além de economizar, você também pode investir nessa produção para, futuramente, ganhar um dinheiro extra.

Compre antecipadamente

Se adiantar nas compras também pode gerar economia no bolso da família. A melhor época para fazer esse tipo de compra é bem antes da Páscoa, logo que surgem as primeiras ofertas. Se pesquisar a compra pela internet em lojas virtuais, por exemplo, os preços são bem mais atraentes.

Adquira online

Nos dias atuais, a melhor opção é comprar a distância. Algumas lojas e fábricas não cobram fretes e você pode escolher os seus sabores prediletos direto do conforto da sua casa. Outra vantagem é que, se tiver criança, ela não ficará encantada com o formato, embalagem ou número de alternativas, mas sim com o chocolate.

Dê prioridade a pequenos empreendedores

Durante a Páscoa, muitos comerciantes informais ou de pequeno porte começam a vender ovos produzidos artesanalmente, feitos em casa e com ingredientes de qualidade. Valorize esse trabalho, uma vez que alguns tem baixa renda e precisam se manter. Além de cobrarem pouco, você também pode personalizar suas escolhas e buscar alguém de confiança.

Estipule um valor

Ter um limite é sempre bom, principalmente para economizar na Páscoa. Assim, além de ter um controle maior sobre os gastos, você também pode pensar se deve ou não substituir uma opção por outra e, até, se consegue incluir mais presenteados. Só não vale ficar fugindo dos valores estipulados!

Não compre por impulso

Muita gente cai na tentação da data e compra apenas por achar “necessário”. E não são só as crianças que ficam animadas ao verem aquelas embalagens lindas, coloridas e de todos os tamanhos. Os adultos adoram gastar dinheiro com coisas que, por vezes, não tinham nem motivo de serem adquiridas.

Amigo chocolate

Ao invés de sair comprando ovos e barras para todo mundo da família e amigos, que tal apostar em uma alternativa divertida e barata? O amigo chocolate funciona como um amigo secreto de final de ano, porém, o presente tem que ser chocolate. Todo mundo sai ganhando!

Compre fora da data

Você, assim como muitos consumidores, sabem que, após qualquer festa, como o Natal e a Páscoa, os valores de alguns produtos caem drasticamente. Essa é a melhor hora de ir as compras. Por isso, se conseguir esperar alguns dias após a comemoração, com certeza economizará bem.

Leia também: