7 dicas infalíveis para economizar na conta de luz

Poupe seu dinheiro e tenha um maior controle sobre suas finanças

economizar na conta de luz
Foto: Reprodução

Ficando muito tempo em casa, é natural que as lâmpadas e eletrodomésticos permaneçam ligados por mais tempo, o que acaba fazendo com que as despesas sejam mais altas. No entanto, para que suas finanças não virem de ponta cabeço pelo excesso, nós preparamos algumas dicas para economizar na conta de luz.

Livre-se dos gastos excessivos e aprenda a economizar na conta de luz

1. Tirando das tomadas

Sempre que possível, retire aqueles aparelhos que não estão em uso das tomadas. Televisão, notebook, microondas e videogame são alguns exemplos de itens que podem permanecer longe de fontes de energia pelo menos durante a madrugada. Todos eles acabam consumindo bastante força por conta das luzes que emitem mesmo quando estão desligados no botão.

2. Pico de energia

Fugir do horário de pico de energia é uma excelente alternativa para se livrar de tarifas abusivas. Pensando nisso, procure lavar roupas, por exemplo, fora das 17h e 21h. Neste período as tarifas residenciais são maiores por conta da alta demanda.

3. Lâmpadas LED

Normalmente, as lâmpadas de LED são capazes de economizar cerca de 80% no gasto de eletricidade. Por isso, aproveite para investir nelas e economizar na conta de luz sem precisar fazer uma grande mudança de hábitos em sua rotina.

4. Ar-condicionado

Mesmo naqueles dias de calorão mais intenso, se você busca economizar na conta de luz, procure pensar duas vezes antes de ligar o ar-condicionado. Estes gastam muita energia, por isso, caso seu uso seja realmente necessário, utilize um sistema de timer para que ele não fique o tempo todo ligado. Mesmo assim, dê preferência a ventiladores e janelas abertas.

5. Geladeira longe do fogão

Freezers e geladeiras devem permanecer longe o máximo possível de ambientes quentes, como fornos e fogões. Isto porque os refrigerados acabam consumindo mais energia para manter seu interior gelado quando estão próximos à fontes de calor.

6. Desligue o chuveiro durante o banho

Caso seu chuveiro seja elétrico, com certeza boa parte de suas despesas na conta de luz são provenientes dele. Por isso, para minimizar os gastos, procure desligá-lo entre um enxague e outro. Desta forma, você estará diminuindo não só o consumo de luz mas também o de água.

7. Apague as luzes

Por fim, pode parecer simples e óbvio, mas muitas pessoas acabam indo de um cômodo a outro e esquecem que, ao sair, precisam apagar as lâmpadas que acenderam. Preste atenção nisso e reveja hábitos comuns como esse para economizar na conta de luz.

Leia também: