Connect with us

O que você está procurando?

Termo presente quando o assunto é economia, a Lei da Oferta e da Procura é uma das principais responsáveis pela formação de preços. Confira!
A Lei da Oferta e da Procura é um conceito econômico criado por Adam Smith - Shutterstock

Economia

Como funciona a Lei da Oferta e da Procura?

Termo presente quando o assunto é economia, a Lei da Oferta e da Procura é uma das principais responsáveis pela formação de preços. Confira!

Utilizado com frequência dentro do nicho de criptomoedas, a Lei da Oferta e da Procura é um princípio criado pelo economista Adam Smith em 1723. Nela, é possível entender como acontece a formação de preços no mercado. Ou seja, a determinação sobre preço e quantidade funciona de acordo com a sua disponibilidade. 

Em outras palavras, na Lei da Oferta e da Procura, os consumidores procuram os produtos e serviços de interesse. Enquanto isso, empresas ofertam esses mesmos produtos ou serviços conforme disponibilidade. 

Resumidamente, nesse conceito econômico, quanto menor o preço, mais os consumidores vão procurá-lo. Como resultado, se os estoques estiverem vazios, mais esses produtos vão custar para o bolso.

Para exemplificar podemos citar a pandemia de Covid-19. Bem no início, houve uma grande procura pelo álcool gel como uma maneira de evitar a contaminação pelo coronavírus. E como as empresas que ofertam esse produto não estavam preparadas, houve a escassez. Como resultado, os preços do álcool gel duplicaram ou até triplicaram de preço nos estabelecimentos que tinham estoque.

Na Lei da Oferta e da Procura também existe o equilíbrio entre oferta e procura. Por isso, utilizando o mesmo exemplo do álcool gel, podemos afirmar que hoje esse produto está em seu equilíbrio de mercado, já que existe oferta de produto aos consumidores e existe demanda de consumo, porque a pandemia ainda não acabou. 

No mercado de criptomoedas, esse princípio econômico funciona como um regulador de preços. Isso porque, em sua maioria, as criptomoedas não são lastreadas em uma moeda e funcionam de forma descentralizada. Isso quer dizer que não há um órgão regulador, por exemplo, que influencia nos preços. E é exatamente por isso que a Lei da Oferta e da Procura é quem rege esse mercado. 

Criptomoedas e a Lei da Oferta e da Procura

Assim como outras criptomoedas, o Bitcoin possui um estoque disponível de tokens disponíveis para extração. Isso faz com que o BTC seja uma criptomoeda com risco de escassez, e quanto mais próximo chegamos a esse “fim” do Bitcoin, mais ela passa a custar para os investidores que apostam nesse tipo de economia. 

Já criptomoedas com menos valorização, como a Dogecoin não chegam ao valor que um Bitcoin possui. O projeto da DOGE envolve uma oferta infinita de criptomoedas, e essa oferta infinita não atrai investidores porque, seguindo a lógica da Lei da Oferta e da Procura, é impossível que ela possua valorização. 

Depois de entender sobre esse assunto fica mais fácil entender por qual motivo algumas coisas passaram a custar mais caro, como a energia elétrica. A escassez de água nas usinas hidrelétricas  por conta do baixo volume de chuvas fez com que elas passassem a operar abaixo de sua capacidade. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento da Lei da Oferta e da Procura, que tal compartilhar esse artigo com outra pessoa curiosa sobre o assunto

Advertisement

Finanças Pessoais

Hábito ampliado por conta da pandemia, as compras pela internet podem ajudar você a economizar. Veja 5 dicas!

Investimentos

Presente dentro do universo de criptomoedas, o NFT funciona como um certificado digital, estabelecido via blockchain.

Notícias

Ranking realizado anualmente pela revista “The Economist”, confira agora quais foram as cidades mais caras para viver em 2021.

Finanças Pessoais

Cansado de ver produtos se estragarem facilmente? Então confira nossas dicas de como escolher os melhores produtos!

Finanças Pessoais

Há quem defenda que dar mesada pode ser ruim para os filhos. Mas, afinal, isso é bom ou não é? Confira agora

Economia

Apesar de todos serem índices de inflação, cada um deles possui um recorte diferente. Leia e descubra mais sobre o assunto.

Empreendedorismo

Quer empreender em 2022, mas não sabe por onde começar? Então continue a leitura que a gente te conta!

Empreendedorismo

Quem é visto, não é lembrado. E é exatamente por isso que um empreendedor precisa investir em estratégias de marketing. Confira algumas!