Drenagem linfática: saiba como ela pode ajudar a desinchar

Conheça os benefícios desta técnica, que pode ajudar você a se livrar do inchaço, ganhar mais curvas e ficar com o corpo modelado.

mulher deitada de bruços recebendo drenagem linfática de uma profissional.
A drenagem linfática ajuda a modelar o corpo e deixá-lo lindo! Foto: Shutterstock

Muitas mulheres criaram o hábito de passar por sessões de drenagem linfática, que faz maravilhas pelo corpo. Mas ainda há quem acredite que essa massagem não tem esse poder todo. A esteticista Maria José Costa explica sobre o assunto, confira!

O que é a drenagem linfática e como é feita

É uma técnica de massagem que estimula e potencializa o bom funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes da celulite, são eliminados. A drenagem dever ser feita com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves.

mulher deitada de bruços recebendo drenagem linfática de uma profissional.

A drenagem linfática ajuda a modelar o corpo e deixá-lo lindo! Foto: Shutterstock

Benefícios

A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática torna esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células.

Contraindicações

✓ Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos e com processos infecciosos não devem se submeter a esta técnica.

✓ Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha dúvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomenda-se avaliação médica prévia.

Modela o corpo

Com a circulação sanguínea mais ativada, o corpo passa a não reter certas substâncias e o resultado é a melhora na vascularização, maior resistência imunológica do organismo e também melhora no contorno corporal.

mulher de biquíni azul na praia apertando as pernas para mostrar a celulite.

Um dos benefícios da drenagem é ajudar a reduzir os temidos furinhos! Foto: Shutterstock

Fim da gordura localizada e celulite

Má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais são quadros que contribuem para o processo de retenção de líquidos. Isso acarreta na má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos.
Quando há problemas de circulação da linfa, surge a celulite. A drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos nessas áreas e, consequentemente, contribui para a redução da tão temida celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos alimentares.

Número de sessões

Inicialmente, são necessárias 2 sessões por semana, até completar 10 sessões. Após esse período, a paciente deverá ser reavaliada.

Consultoria: Maria José Costa, esteticista.

 

LEIA MAIS: