Dormir com fome? Jamais. Confira o que comer na ceia!

Você não precisa dormir com fome. A ceia faz parte de uma alimentação saudável, porém o que você vai comer nesse horário é muito importante.

mulher atacando a geladeira
Foto: iStock.com/Getty Images

Todos possuem sua rotina alimentar: café da manhã, lanches da manhã e da tarde, almoço, jantar e… ceia! Sim, um cardápio equilibrado é formado por seis refeições diárias e todas merecem atenção. Você se engana se pensa que pular alguma delas durante o dia é a solução para perder alguns quilinhos. Aliás, cortar refeições até pode emagrecer, mas não será de forma saudável, o que é recomendado por especialistas.

 

mulher atacando a geladeira

Foto: iStock.com/Getty Images

Ceia não é jantar

É importante distinguir a ceia do jantar. A última refeição do dia não trata-se de um segundo jantar, muito pelo contrário. “Nessa hora, o organismo está desacelerando e o metabolismo começa a ficar mais lento; assim, é preciso ingerir alimentos leves, que evitem problemas como refluxo, gastrite ou até mesmo insônia”, explica a nutricionista Eliane Petean. O jantar deve ser uma refeição completa em nutrientes, já na ceia é indicado ingerir algo leve. Gelatina, frutas, iogurte e sucos são alguns exemplos de boas ceias.

 

camomila

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Há ainda os chás, que além de serem leves, têm poder fitoterápico, que ajudam a relaxar e ter uma noite de sono tranquila. Melhores ervas:

  • Camomila
  • Erva-cidreira
  • Maracujá
  • Hortelã
  • Valeriana

Alimentos gordurosos e pesados, como frituras e carne vermelha, devem ser evitados, pois exigem muito do organismo no processo de digestão. Além de serem pouco nutritivos, consumi-los refletirá em uma má noite de sono.

Texto Redação Alto Astral 

Consultoria Eliane Petean, nutricionista

Leia também: