Doenças de inverno: confira o que pode afetar sua saúde nessa época do ano

Com a chegada do frio, é comum que algumas doenças se espalhem com mais facilidade. Mas você sabe quais são as doenças de inverno mais comuns? Confira!

mulher doente com gripe, está com nariz escorrendo e caneca na mão.
Um dos sintomas mais comuns das doenças de inverno é a coriza. Foto: Shutterstock

A queda de temperatura costuma ser o motivo do aumento do número de doentes, principalmente com gripes e resfriados. Mas por que isso acontece? Porque com os dias mais frios a tendência é que as pessoas permaneçam durante mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando a proliferação de vírus e bactérias. Confira a seguir quais são as doenças de inverno mais comuns:

? Resfriado

Dores de cabeça e no corpo, coriza, inflamação na garganta e febre são sinais do resfriado. Ele é causado por vírus que se instalam na mucosa nasal e desencadeiam uma inflamação na região. Ter uma alimentação balanceada e ingerir líquidos são atitudes que podem evitar a doença.

mulher doente com gripe, está com nariz escorrendo e caneca na mão.

Um dos sintomas mais comuns das doenças de inverno é a coriza. Foto: Shutterstock

? Gripe

É causada pelo vírus Influenza e apresenta os mesmos sintomas do resfriado, porém mais intensos. É preciso tratá-la devidamente, caso contrário pode evoluir para outras enfermidades mais graves, como a pneumonia. Crianças e idosos são mais vulneráveis à doença, por isso, recomenda-se a vacina, que reforça a imunidade.

? Bronquite

Caracteriza-se pela inflamação dos brônquios após gripes, resfriados ou pela permanência em ambientes mofados, com excesso de poeira e fumaça. Dores no peito, dificuldade para respirar e tosse são sintomas comuns.

? Asma

É a inflamação crônica das vias aéreas, que provoca falta de ar, tosse e congestão nasal. Poeira, mofo, pólen, pelo de animais e mudanças climáticas são fatores que costumam desencadear o problema. Como não tem cura, precisa ser mantida sob controle.

? Rinite

Crises de espirro, coriza e nariz entupido caracterizam essa doença que inflama a mucosa nasal. A crise pode ser causada por poeira, pólen, mofo, pelo de animais ou como resultado de gripes e resfriados.

mulher deitada na cama, doente, com termômetro na boca.

Pessoas com pneumonia geralmente têm febre. Foto: Shutterstock

? Pneumonia

É uma inflamação nos pulmões que ocorre após gripes e resfriados mal curados. Febre, calafrios, tosse, dores nas costas e no peito são os principais sintomas.

? Sinusite

Ocorre quando há acúmulo de catarro nas cavidades ósseas e nos seios da face, o que gera inflamação. Causa dores de cabeça, corrimento nasal, inchaços e pontos doloridos na face.

 

LEIA MAIS: