Doenças e os bebês: anemia, diarreia e infecção urinária

Os bebês têm organismos muito frágeis e podem contrair algumas doenças facilmente. Saiba como identificar e combater anemia, diarreia e infecção urinária.

Os bebês têm organismos muito frágeis e, consequentemente, podem contrair algumas doenças facilmente. O importante é identificar os sintomas desde cedo e tomar as medidas necessárias para combatê-las.

Mãe deitada com bebê

FOTO: Shutterstock.com

Anemia

O que é?
É uma ausência de glóbulos vermelhos no sangue devido à falta de ferro. O bebê apresenta pele pálida, cansaço, falta de ar e tontura. A imunidade da criança também fica prejudicada, deixando-a vulnerável a outras doenças.
Prevenção
Ofereça carne, que é fonte de ferro e alimentos como brócolis, espinafre, feijão e lentilha, que também são ricos neste mineral. Não deixe de dar vitamina C que ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Evite sobremesas com leite e derivados.
Tratamento
Trata-se a anemia com introdução de suplemento de ferro e uma maior quantidade do mesmo nas refeições do bebê.

Veja também
Dúvidas sobre cuidados com o bebê?
Amamentação evita alergias no bebê? Descubra!
Pesquisa: amor materno desenvolve o cérebro do bebê

Diarreia

O que é?
Excesso de água nas fezes, levando a desidratação. Causada por bactérias e vírus, geralmente vem acompanhada de cólicas, vômito, febre alta, fraqueza e palidez.
Prevenção
A diarreia acontece por bactérias em alimentos mal higienizados. Lave bem antes de consumi-los e quando sair do banheiro, lave bem as mãos.
Tratamento
As próprias defesas do bebê irão combater, mas, para isso, há a necessidade de repor líquidos e hidratá-lo.

Infecção urinária

O que é?
Infecção no aparelho urinário, causada por bactéria. O pequeno apresenta febre, calafrios, perda de apetite, palidez e expressão de dor. Aumenta a eliminação de urina e o odor fica mais forte. Se não for tratada, pode trazer danos irreversíveis.
Prevenção
É importante manter a higiene durante a troca de fradlda. O consumo de líquidos também ajuda a limpar impurezas.
Tratamento
Antibióticos, com doses que variam de 7 a 15 dias.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral.
Revisão: Carolina Guidio Cachoni