Diversifique: confira mais 4 maneiras de preparo da tapioca

Gosta da goma, mas enjoou do modo tradicional? Não precisa cortar da dieta! Confira 4 modos diferentes de preparo da tapioca.

Goma de tapioca
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Versatilidade. Essa é uma das palavras que melhor definem a goma de tapioca. E não é a toa. Na frigideira, como crepioca, com grãos, em receitas mais elaboradas – como bolos – e até em forma de chá. Essas são algumas das maneiras de preparar esse alimento queridinho do momento de quem deseja perder peso ou ter uma alimentação mais leve e saudável. Saiba mais!

Goma de tapioca

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Massa na frigideira

É o modo de preparo mais tradicional. Basta cobrir uma frigideira com a goma da tapioca, esperar alguns minutos até que fique firme e virar a massa para que o mesmo aconteça do outro lado. A nutricionista Christiane Bergamasco cita algumas das propriedades do alimento: “é isento de glúten e de conservantes, não contém gorduras trans e hidrogenada e tem pouco sódio. O principal nutriente é o carboidrato. Contém vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro”.

Além disso, vale a pena investir e se atentar aos recheios para garantir a nutrição! “Se o objetivo é o emagrecimento (ou a saúde), é importante evitar recheios calóricos, como doce de leite, leite condensado e chocolate”, indica a nutricionista Ana Lúcia Pontello.

Crepioca

Trata-se da mistura da goma de tapioca com ovo. “Para preparar a crepioca, misture bem um ovo e uma clara (essa quantidade pode variar de acordo com o gosto individual) com duas colheres (sopa) cheias de goma de tapioca peneirada e já hidratada. Depois, basta assar essa massa em uma frigideira antiaderente, virando para dourar os dois lados, e rechear”, ensina a nutricionista Flávia Figueiredo.

É possível, também, substituir o ovo por cerca de 50ml de leite. A nutricionista Mariá Vaz Valentim destaca que a crepioca promove mais saciedade que a receita de tapioca comum e pode turbinar o ganho de massa magra para quem pratica exercícios físicos regularmente, já que possui mais proteínas que a versão tradicional.

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Com fibras na massa

colher de pau com chia

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Chia, linhaça e aveia são exemplos de ingredientes a serem acrescentados na massa da tapioca para aumentar o teor de fibras do alimento. Uma das maneiras de preparo é adicionar 1 colher (sopa) de um grão ou semente à sua escolha em 2 colheres (sopa) da goma de tapioca.

Em forma de chá

Sim, é possível! E com somente dois ingredientes: o sagu, feito a partir da mandioca – no caso do Brasil -, e um chá detox. A nutricionista Paula Fernandes Castilho recomenda o chá verde ou o de hibisco. “É comprovado que a substância encontrada nesses dois chás tem a ação de quebrar as moléculas de gordura, o que ajuda no emagrecimento”.

Uma dica é consumir a bebida nos intervalos das refeições principais (almoço e jantar), como no lanche da tarde. “O sagu se transforma em uma goma dentro do estômago, o que dificulta haver espaço para os alimentos. Consequentemente, inibe a fome e a vontade de comer a toda hora”, explica Paula.

Receita de chá com tapioca

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de sagu

Água para o cozimento

1 copo (200ml) de chá verde ou de hibisco

Mel a gosto

Suco de 1/2 limão siciliano

Modo de preparo

Deixe o sagu de molho na água por 2 horas. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar, por 15 minutos. Prepare a infusão do chá, misture ao sagu e continue cozinhando por 10 minutos ou até o sagu amaciar e ficar transparente. Adoce com mel e limão. Sirva.

 

Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora

Consultoria Ana Lúcia Pontello, nutricionista; Christiane Bergamasco, nutricionista; Flávia Figueiredo, nutricionista; Mariá Vaz Valentim, nutricionista; Paula Fernandes Castilho, nutricionista